segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Carris nos dois lados do Atlântico

A nossa Companhia Carris tem uma co-irmã, no outro lado do Atlântico, a Carris de Lisboa, em Portugal. Ambas foram criadas em 1872, a Carris de Lisboa foi fundada em 18 de setembro, e a de Porto Alegre, em 19 de junho. Os primeiros carros elétricos começaram a circular na capital portuguesa em 1901, enquanto, por aqui, os bondes puxados por mulas começaram a ser substituídos em 1908. Na década de 1940 foi inaugurado o serviço de ônibus nas terras de “além mar”, na capital gaúcha esses veículos já funcionavam desde 1929. Embora existam pequenas diferenças na cronologia das duas empresas, as duas tiveram papel fundamental no desenvolvimento urbano, bem como grande importância para a mobilidade dos cidadãos porto-alegrenses e lisboetas, até os dias de hoje.


A história da nossa "co-irmã" é contada para a população, desde 2000, no Museu Carris, um espaço que demonstra a importância dessa memória centenária. Por meio de documentos e objetos expostos os visitantes podem realizar uma viagem no tempo, que continua sendo construída na cidade. A Carris de Lisboa, bem como a Cia. Carris Porto-Alegrense fazem parte de nosso passado e presente, são narrativas construídas no do dia a dia do cidadão.

Embora em Porto Alegre os bondes tenham deixado de circular em março de 1970, em Lisboa eles continuam em pleno funcionamento. Tanto os antigos, pequenos e construídos em madeira, como os modelos novos, modernos e sofisticados. Seja sobre os trilhos ou sobre o asfalto a história dessas companhias continua sendo escrita nos dois lados do oceano, através da participação de seus usuários e colaboradores. Narrativas que estão para além das páginas dos livros, fazem parte do cotidiano das cidades.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Patrimônio Histórico

Terça-feira (17/08) foi comemorado o Dia do Patrimônio Histórico com uma programação de reuniões, palestras e visitas guiadas no centro de Porto Alegre. Devemos aproveitar esses momentos para refletir um pouco mais sobre o que é Patrimônio Histórico. Muitas vezes não percebemos valor naquilo que faz parte do nosso cotidiano, reconhecendo relevância ao inalcançável, aqueles elementos que só estão presentes através da adoração. No entanto, o Patrimônio se constitui como tal através de um processo de identificação, ou seja, da sua relação com a sociedade em um determinado período. Por esse motivo, não podemos deixar de reconhecer o patrimônio presente no dia a dia, nos apropriando de maneira comprometida daquilo que também é nosso, como cidadãos. É importante o sentimento de pertença.


A partir desta reflexão convidamos a todos para participarem e acompanharem nossos projetos de Memória, que têm a finalidade de preservar as histórias da empresa de transporte coletivo mais antiga no país e sua relação centenária com a cidade e os porto-alegrenses. A Carris vai além de uma companhia de transporte, é um Patrimônio da cidade.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Redes Sociais

Há aproximadamente 01 mês, a Memória Carris ampliou seus projetos no mundo virtual, para compartilhar sua trajetória centenária com a comunidade em geral e seus colaboradores. Através das redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, You tube, Flickr), estamos divulgando as histórias e memórias dessa empresa, destacando-a como um patrimônio da cidade, a partir da sua relação com a Capital, assim como com o dia a dia dos porto-alegrenses. Nessas redes, você poderá encontrar imagens de bondes, ônibus, eventos e fotos da nossa cidade, bem como dos colaboradores, os protagonistas desses 138 anos da Cia. Acessem e acompanhem os vídeos feitos pela Memória Carris que são veiculados nos ônibus, pelo “Canal Você”. Ainda poderão ficar por dentro das curiosidades da empresa desde a época dos bondes à tração animal, através de micro-postagens. Além de oportunizar a troca de informações e materiais com aqueles, que como nós, admira, respeita e faz parte da história da Carris. Desde que passamos a utilizar essas redes sociais, ou seja, a navegar nossas memórias pela internet, a receptividade e a interação com o público, têm sido muito positivas. O acesso e a colaboração de todos é fundamental para o desenvolvimento de nossos projetos. E se você não acessou os perfis da Memória Carris nessas redes, entre nos links ao lado, e você poderá usufruir também dessa jornada de valorização do nosso patrimônio. Ajude a construir uma história da qual você faz parte!!!