Na sexta-feira, dia 19 de junho de 1953, os motoristas e cobradores da
empresa SOUL (que à época fazia algumas linhas da zona norte) entraram em greve. Queriam
aumento de salários. Na época, a inflação era grande.
A Cia Carris na época era administrada pela empresa norte-americana:Bond
& Share, e contribui reforçando as linhas Floresta,Navegantes
e São João.
Em 20 de Junho a empresa Teresópolis aderiu a greve e juntamente com a Soul passou a convencer os funcionários de outras empresas a aderirem a greve.
Então dia 21 de junho o dia do Jogo parte da Carris resolveu aderir a greve, a linha mais prejudicada foi a Independência que era servida de ônibus e bondes, e atendia os arredores do Estádio da Baixada. Os transportes ficaram super-lotados e muitos torcedores foram a pé para o estádio originando a primeira frase do hino. O jogo era Grêmio x Cruzeiro um clássico do Campeonato da Cidade na época e esta greve inspirou Lupicínio Rodrigues a compor existe símbolo do futebol gaúcho.
O gaúcho e gremista, Lupicínio Rodrigues, um dos maiores compositores brasileiros, tinha algumas paixões em sua vida: a música, os bares, as mulheres e o Grêmio. Foi de sua autoria a letra e música do Hino do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, inicialmente chamado de “Marcha do Cinquentenário”.
“Eu fiz este hino sentado num boteco na Praça Garibaldi, tomando uma birita.” – relatou o compositor. Havia uma greve dos condutores de bondes de Porto Alegre e, assim, os gremistas foram a pé para o estádio, em uma tarde de 1953.
A “Marcha do Cinquentenário do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense”, com letra e música de Lupi, orquestração do maestro Salvador Campanella, foi gravada pelo cantor Silvio Luiz, acompanhado pela orquestra do maestro Rui Silva. A música invadiu as ruas, os estádios e os corações tricolores, e o clube acabou adotando a a obra de Lupi como o Hino Oficial do Grêmio FBPA. (Retirado do site do Grêmio)
Na terça-feira, dia 23, a greve foi encerrada, com a promessa de
aumento de 70% nos salários dos motoristas, e 60% no dos cobradores
Quanto ao jogo, o Grêmio, desfalcado do craque Tesourinha,
que havia sofrido um acidente de carro dias antes, venceu por 1x0, com gol de
Milton.
No dia 16 de agosto,
já pelo 2º turno do campeonato da cidade, numa vitória de 2x0 sobre o Aimoré,
de São Leopoldo, o hino foi ouvido pela primeira vez pelos torcedores, pela
Rádio Farroupilha, com o som sendo reproduzido pelos alto-falantes do estádio.
A relação que podemos fazer, é com o último Grenal realizado no Olímpico, a Carris estava em greve mas isso não impediu que os torcedores deixassem de comparecer neste Clássico tão amado por todos os Gaúchos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário