terça-feira, 22 de abril de 2014

Mudanças no transporte de Porto Alegre na década de 1920

Temos como parte do nosso material alguns exemplares de livros que falam sobre a história do transporte público em Porto Alegre. Em um destes livros, intitulado "Memória Carris: crônicas de uma história partilhada com Porto Alegre", encontramos um texto que explica o início da circulação de ônibus em nossa cidade. O texto inicia na página 55 do livro e tem como título: "Os primeiros ônibus". Iremos transcrever em seguida alguns dos seus trechos: 
"(...) Na década de vinte, cresceu a área urbana e industrial de Porto Alegre e, como consequência, surgiu a necessidade de ampliação do transporte coletivo. O jornal "Correio do Povo", nas edições publicadas entre janeiro e junho de 1925, dava conta da nova realidade, principalmente devido a distância dos vários arraiais do centro da cidade. Como não havia mais bondes para aumentar a frota, a Carris, única operadora de bondes na capital, transformou os antigos bondes a tração animal em reboques, que eram puxados pelos modernos elétricos. Este paliativo foi usado até 1936, quando ainda se tem notícia do funcionamento destes comboios (...).
A dificuldade de chegar a locais mais distantes, o sistema de produção e fornecimento de energia elétrica e a sobrecarga das linhas de transmissão impediram o maior desenvolvimento dos bondes. Diante da impossibilidade de ampliar imediatamente o sistema de transporte coletivo, os empresários locais investiram em meios de transportes alternativos como, por exemplo, os ônibus (...).
Assim, o transporte coletivo em auto-omnibus tornou-se inevitável. O crescimento dos passageiros das linhas de bonde e a falta de espaço físico na região central de Porto Alegre (...) foram fatores determinantes para a implantação de ônibus (...).
O primeiro auto-omnibus circulou em Porto Alegre em 1926. Manuel Ramirez, motorista de um carro de praça, e Amador dos Santos Fernandes, imigrante português estabelecido na capital, compram da importadora Barcellos  Cia. um Chevrolet Pavão por onze contos de réis . A primeira linha de ônibus operava pelo "Caminho Novo" [atual Voluntários da Pátria], tendo o fim da linha no bairro São João.  Levava os passageiros até a Av. São Pedro, aonde os bondes ainda não chegavam (...)".

Bonde com reboque, na atual Avenida Júlio de Castilho.








Primeiro ônibus que circulou em Porto Alegre.

Nenhum comentário: