Você nunca se perguntou o porquê do nome do Bairro Praia de Belas? É razoavelmente conhecida a informação de que a chamada "Praia de Belas" já foi um balneário do rio/lago/estuário Guaíba, e que, em função de inúmeros aterros, perdeu muitas características de sua paisagem original. Como porto-alegrense e conhecedora (em pequeno grau...) da história da cidade, imaginava que o nome "Praia de Belas" tinha como origem as belezas naturais perdidas de mais uma das belas paisagens do Guaíba que, infelizmente, nem chegaram a ser conhecidas pelas gerações mais recentes. Provavelmente esta conclusão não deixa de ter muito de realidade, mesmo assim, entretanto, vasculhando o acervo da nossa Unidade de Documentação e Memória Carris, encontrei uma cópia de matéria de jornal (sem nenhuma referência), que apresenta informações diferentes. O título do texto é "Do Burro à Eletricidade" e foi escrito por Walter Spalding. Trata-se de uma matéria contando a história do transporte através de bondes em Porto Alegre. Em um dado momento do texto, o autor fala sobre o arrabalde do Menino Deus e o balneário da Praia de Belas. Iremos transcrever o citado trecho para que nossos leitores possam conhecer alguns aspectos desta história:
"(...) Em 1863, Porto Alegre, além de ter mais de vinte mil habitantes, estava se estendendo e possuía já um arrabalde de grande luxo - arrabalde dos magnatas - que era o Menino Deus, cheio de ricas vivendas, chácaras imponentes e... balneários na Praia de Belas, assim chamada por ficar na referida praia a chácara de Luiz Antônio Rodrigues de Bellas* que foi procurador da Santa Casa em 1831. Além disso, bastante densa era a população modesta moradora das ruas transversais e arredores.
Tudo isso dava intenso movimento a todos os tipos de transporte - cavalos, burros, carroças, caleças, tilburis e jardineiras, e mais os cargueiros, com mercadorias chacareiras para o mercado e particulares (...)".
* Grifo nosso.
Assim temos a "verdadeira história" do nome do Bairro Praia de Belas. Postamos, a seguir, imagens antigas e contemporâneas do bairro.
Trem chegando ao balneário da Praia de Belas em 1899. |
atual paisagem do Bairro Praia de Belas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário