O texto que iremos transcrever foi retirado do jornal Estado de São Paulo de 16 de outubro de 1992. Trata-se de uma pequena matéria falando sobre a primeira empresa de bondes no Brasil. Além disso, o texto também apresenta algumas informações interessantes sobre a história deste veículo em outras grandes cidades do mundo:
Primeira linha surgiu no Rio de Janeiro
O ano de 1859 foi marcado por um acontecimento importantíssimo na capital do Império: a inauguração da primeira linha de bondes do país. A Companhia Carris de Ferros da Tijuca escolheu o bairro do Jardim Botânico, no Rio dos 250 mil habitantes, para iniciar os seus serviços. O Brasil foi o segundo país do mundo a adotar esse meio de transporte. Sete anos antes, a Carris havia colocado uma parelha de cavalos puxando bondes pelos trilhos de Nova York.
Treze anos mais tarde, a novidade chegou a São Paulo. Pouco depois, os bondes ganharam as ruas do Recife, de Salvador e Belém. O bonde elétrico, que surgiu na França em 1881, também teve a sua estréia brasileira no Rio, na Praia do Flamengo, em 1892.
Na virada do século, a São Paulo Tramway Light e Power ou simplesmente Light, inaugurou várias linhas de bonde elétrico na Capital. O meio de transporte mais rápido da época não tardou a ganhar vários apelidos. O mais popular deles foi camarão, um modelo importado do Canadá.
O último camarão parou de circular em São Paulo em março de 1968. Ele fazia o trajeto entre Vila Mariana e Santo Amaro. Barulhento, causador de transtornos no trânsito, o bonde cedeu espaço ao metrô. Mas em várias cidades do mundo, os românticos bondes continuaram sendo opção de transporte, como em Amsterdã, Viena, Bruxelas, Genebra e Copenhague.
Bonde elétrico circulando no Rio de Janeiro |
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