quarta-feira, 11 de março de 2015

Tração Elétrica

Em dez de março de 1908, inaugurava-se em Porto Alegre a circulação dos bondes elétricos. A Cia. Força e Luz, criada em 1906 através da união da Cia. Carris Porto-Alegrense e da Carris Urbanus, iniciava a circulação dos primeiros bondes elétricos da cidade há exatos 107 anos. 
Encontramos em nossos acervo a transcrição de uma matéria do jornal Correio do Povo daquela data contendo informações sobre o funcionamento do novo serviço:

"Tração Elétrica - Notas e Informações"

 "Hoje começarão a trafegar os primeiros bondes elétricos nesta capital. As linhas que começaram a serem servidas por essa tração são as do Menino Deus, Partenon, Glória e Teresópolis. (...) Os bondes partirão da praça Senador Florêncio, não havendo alteração nos preços das passagens. Os novos veículos, além dos letreiros indicando os seus destinos, terão um serviço sistemático de luzes, adotando-se, neste particular, o que tem sido observado nos bondes elétricos. 
Também nos toldos dos bondes acham-se colocadas grandes placas encarnadas com uma letra maiúscula indicando o ponto a que se destina o veículo. Assim, por exemplo, o bonde do Menino Deus que tiver a letra V, quer dizer que vai pela Venâncio Aires; e a letra R, pela a rua da República; o Partenon, com a letra E, vai pela Escola de Guerra, e com a letra R, pelo Campo da Redenção; G é Glória, T, de Teresópolis, e desse modo por diante. 
Os bondes param em pontos determinados, nas embocaduras das ruas, o que equivale a dizer que os passageiros só poderão apear-se ou embarcar nas esquinas das ruas, salvo no inverno, ou em ocasiões de chuvas torrenciais, parando então, aquém ou além das referidas embocaduras. Os bondes pararão em todas as esquinas independentemente do chamado, ou aviso (...)". 




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