No último dia dezenove colhemos o depoimento da colega Ângela Magalhães para nosso Banco de História Oral. A colega Ângela tem trinta anos de Cia. Carris e, portanto, muita história para contar!
Iniciamos a conversa com a colega informando que a Cia. Carris foi sua única empresa empregadora. Ângela começou a trabalhar na Carris no ano de 1985, na época ela era casada à sete anos e tinha dois filhos pequenos. Sua irmã já havia trabalhado anteriormente na empresa, e avisou Ângela que havia uma vaga para caixa na venda de passagens escolar. Nossa colega pensou que esta seria uma boa oportunidade de aumentar a renda familiar e conseguiu o emprego. Ângela sempre trabalhou no setor financeiro da Cia. Carris. Ela nos informou que nos anos de 1980 as passagens escolares eram vendidas dentro dos bancos, e que, portanto, Ângela iniciou sua vida profissional como funcionária da Carris mas cumprindo o seu horário em um banco localizado no Centro da Capital.
Nesses trinta anos dedicados a Cia. Carris nossa colega presenciou muitas mudanças ocorridas na rotina de trabalho do setor financeiro. Uma das mais marcantes foi a informatização do setor. Ângela nos contou que ela e outra colega foram escolhidas para realizarem um curso de informática oferecido pela PROCEMPA. O curso ocorreu durante as férias de Ângela mas ela não se importou, abriu mão dos dias de descanso e frequentou o curso diariamente. Após o período de curso as duas colegas trabalhavam durante a noite, realizando hora extra, para conseguirem digitalizar as informações mais importantes do setor no menor período de tempo possível.
É bastante visível o carinho que a colega Ângela tem pela Cia. Carris! Em seu depoimento ela conta que foi aqui na empresa que completou seus estudos de segundo grau. Isto ocorreu porque havia um projeto em que os funcionários que quisessem eram preparados por professores fora do horário do expediente, esta preparação focava na realização de uma prova feita pela Secretaria Estadual de Educação que conferia a conclusão do Segundo Grau aos aprovados. Também foram lembradas as gincanas internas realizadas pela Carris além de outros momentos alegres que nossa colega passou nestes trinta anos de dedicação a esta empresa!
Nossa colega Ângela cumprindo uma prova durante umas das Gincanas que ocorriam na Cia. Carris. |
Ângela no dia em que foi entrevistada. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário