Na década de 70 a Carris já tinha
abandonado os bondes e investia no serviço de ônibus. E foi com este propósito
– qualificar o sistema de transporte coletivo da cidade – que foram
implementadas as primeiras linhas transversais.
O projeto das transversais foi
idealizado pela Empresa Brasileira de Planejamento e Transportes (GEIPOT) que,
juntamente com o GERM (Grupo Executivo da Região Metropolitana), fez uma
análise da situação do transporte público urbano. A conclusão foi a de que, em Porto Alegre , 60% dos
usuários de ônibus estavam na região central porque não havia outra maneira de
chegarem a seu destino sem passar pelo centro.
A Secretaria Municipal de
Transportes de Porto Alegre (SMT) lançou o projeto para as empresas de
transporte coletivo, sendo a Carris a única a demonstrar interesse. Dessa
forma, a empresa compra 30 ônibus que são divididos em 4 linhas. O trajeto do
T4 era o mesmo da linha 89 – Perimetral Parque Lavoura, apenas mudando o nome.
As linhas T1, T2 e T3 foram criadas para atender as necessidades apontadas
pelos estudos.
A cerimônia de inauguração contou
com a presença do então prefeito Guilherme
Socias Villela e de outras autoridades, fazendo a volta inaugural do percurso
da linha T1 no dia 06 de fevereiro de 1976, partindo da Praça
Espanha, terminal do T1.
O sucesso da iniciativa fez com que, nos anos
posteriores, novas linhas transversais tenham sido criadas, atendendo a outros
bairros e estendendo ainda mais o alcance dos benefícios de um sistema de
transporte bem articulado e sintonizado com as necessidades dos cidadãos.
Atualmente a Carris conta com mais de 11 linhas transversais, percorrendo a cidade de Porto Alegre e transportando com agilidade e rapidez a população.( A esquerda a linha T5 nos anos 90, e abaixo nos anos 2000 repare a diferença).
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