As primeiras experiências com eletricidade
e a iluminação aconteceram em
Porto Alegre em 1895, com a inaguração da usina termoelétrica
da Companhia Fiat Lux. Esta téconologia porém, era um privilégio de poucos
devido a seu alto custo. Somente com a eleição de José Montaury de Aguias
Leitão, em 1896, é que esta situação começa a se alterar.
Em 1906, a Companhia Carris de
Ferro uniu-se a Carris Urbanos com a denominação de Companhia Força e Luz Porto
Alegrense, com o objetivo de implantar o serviço de tração elétrica,
substituindo os velhos bondinhos puxados por parelhas de muares. A companhia
fica responsável também pelo fornecimento de energia para toda a capital.
Em 1908 o bonde tracionado a mula já
estava completamente ultrapassado. Além de lentos e carregando um número
bastante limitado de passageiros, a sujeira das mulas traziam uma série de
transtornos na cidade. A 8 de março de 1908 entra em funcionamento o primeiro
veículo elétrico na capital que atendia a linha Menino Deus, saindo do Prédio
da Carris na Av. Redenção (atual Av. João Pessoa) e tendo como fim da linha o
Arraial do Menino Deus (atual Av. Getúlio Vargas). O trajeto da primeira linha
de bondes a mula também foi o primeiro do Bonde elétrico.
Porém a novidade tecnológica trouxe novos
problemas a cidade. Os antigos isoladores elétricos eram deficientes e causavam
sérias interferências no sistema de telefonia da capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário