Depois de alguns meses sem blogadas, voltamos de cara nova.
A Memória Carris está iniciando uma nova fase.
A companhia Carris Porto Alegrense é um patrimônio urbano. Sua trajetória está diretamente relacionada com a história da nossa capital, assim como com a vida dos porto-alegrenses. Ou seja, essa história centenária faz parte das memórias coletivas e individuais da nossa cidade. É por essa representatividade que, atualmente, estamos desenvolvendo um projeto para que as memórias dessa empresa sejam preservadas, bem como divulgadas.
Desde 1989, a história da Carris é salvaguardada em um ônibus, um modelo monobloco de 1984 – Museu Itinerante Memória Carris. O veículo que abriga esse espaço de memória é o ônibus mais antigo que permanece na Cia. Sua estrutura é a monumentalização de um período da história dessa empresa, bem como de Porto Alegre. Percebemos esse veículo como uma peça museológica. Por esse motivo necessita de cuidados específicos, sendo assim, interrompemos suas atividades.
Para preservar e difundir as histórias dessa empresa estamos organizando seu acervo. Concomitantemente, pretendemos desenvolver projetos que valorizem a memória dos atores sociais que fazem parte desta trajetória centenária. Pretendemos que esse seja o início de um trabalho que dará origem a um espaço de memória, com condições adequadas para abrigar o Memorial da empresa de transporte coletivo mais antiga do Brasil, em atividade.
Seguiremos escrevendo para compartilhar as etapas desse processo. Aproveitamos para lançar um convite a todos: venham construir uma história da qual você faz parte. Participem deste espaço!
Um comentário:
Bem-vindos de volta!
Este blog é um dos poucos onde se pode reviver a história do transporte de POA e principamente dos saudosos bondes.
Jose Luis K. Franco
kieling_franco@yahoo.com.br
Postar um comentário