quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Patrimônio Histórico

Terça-feira (17/08) foi comemorado o Dia do Patrimônio Histórico com uma programação de reuniões, palestras e visitas guiadas no centro de Porto Alegre. Devemos aproveitar esses momentos para refletir um pouco mais sobre o que é Patrimônio Histórico. Muitas vezes não percebemos valor naquilo que faz parte do nosso cotidiano, reconhecendo relevância ao inalcançável, aqueles elementos que só estão presentes através da adoração. No entanto, o Patrimônio se constitui como tal através de um processo de identificação, ou seja, da sua relação com a sociedade em um determinado período. Por esse motivo, não podemos deixar de reconhecer o patrimônio presente no dia a dia, nos apropriando de maneira comprometida daquilo que também é nosso, como cidadãos. É importante o sentimento de pertença.


A partir desta reflexão convidamos a todos para participarem e acompanharem nossos projetos de Memória, que têm a finalidade de preservar as histórias da empresa de transporte coletivo mais antiga no país e sua relação centenária com a cidade e os porto-alegrenses. A Carris vai além de uma companhia de transporte, é um Patrimônio da cidade.

Um comentário:

Ben Hur Rezende disse...

Renata,

Saúdo a volta do blog do memória com muita alegria. Vida longa ao teu excelente trabalho junto ao memória Carris e o patrimonio porto-alegrensse.

Abraço,

Ben Hur Rezende