quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pedro Raymundo: o gaúcho alegre.

O compositor, cantor e gaiteiro Pedro Raymundo foi o primeiro "gaúcho" a "amarrar o cavalo no obelisco", ou seja, foi o primeiro gaúcho pilchado a tomar o Brasil de assalto com a música e a cultura do Rio Grande do Sul. Nascido em Santa Catarina no ano de 1906, Pedro Raymundo chegou a Porto Alegre em 1929, ano em que começou a trabalhar na Cia Carris Porto-Alegrense como conductor de bondes (como os atuais cobradores eram conhecidos na época). Aqui na empresa ele foi integrante do "Jazz Carris". Quando não estava trabalhando, mostrava seu talento musical com a sanfona nos cafés do Mercado Público. Começou a pegar gosto pelo folclore gaúcho e passou a se apresentar em programas de rádio. 
Em 1943, decidiu viver de música e partiu para o Rio de Janeiro. A então capital da República vivia o apogeu da Era do Rádio, e o sanfoneiro logo conseguiu apresentações na emissora Mayrink Veiga, depois na Tupi, Tamoio, Guanabara, Globo e Nacional.Usando sempre a vestimenta típica do gaúcho, Pedro Raymundo passou a ser conhecido como o "gaúcho alegre". Em 1945 relembrou os tempos de Carris com a canção "Segura o Bonde". 
Em entrevista para o jornal "Pasquim", Luis Gonzaga citou Pedro Raymundo como uma de suas inspirações: "Quando eu mandei buscar meu chapéu de couro no sertão eu já estava vendo Pedro Raymundo na rádio Nacional, abafando. Aquele gaúcho alegre, tocando, dançando improvisando, fazendo versos e conversando, contando prosa. Eu disse: 'ah, meu Deus do Céu, ele no Sul e eu no Norte. Vou imitar este senhor, mas ninguém vai perceber que eu estou imitando. Ele é gaúcho e eu vou ser cangaceiro. Eu queria cantar o Nordeste, eu já estava cheio daquela gravatinha. Então, eu encostei o burro em cima do Pedro Raymundo".





Nenhum comentário: