quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Jornal "O Transviário"

Semana passada recebemos um material produzido pelo senhor Pedro Carneiro Rodrigues. Este senhor é um antigo funcionário da Cia. Carris, sendo que ingressou na empresa no ano de 1938 como motorneiro. O trabalho produzido pelo senhor Pedro é bem autobiográfico, nele são narradas as suas experiências no Sindicato dos Trabalhadores da Cia. Carris. Entre as várias histórias interessantes que o senhor Pedro conta, destacamos a da criação do jornal "O Transviário" em 1961. 
Temos atualmente o jornal "Volante", que é produzido na empresa e distribuído entre os funcionários.  Poderíamos dizer que "O Transviário" é um antecessor do "Volante", com a diferença de que o primeiro era produzido pelo sindicato e não por um setor interno da Carris. Transcrevemos a seguir o trecho do material do senhor Pedro em que ele conta como foi criado o jornal "O Transviário":

"(...) Em março de 61, nasceu o jornal "O Transviário", que possuía a seguinte diretoria: Diretor: Martíner de Araújo Lopes, Secretário: Rubens Pereira de Frúas, Tesoureiro: Sérgio Coimbra Duarte, Comissão de Propaganda: Antenor Borges Clavê, Pedro Carneiro Rodrigues, Mário Dias Ramos e Leoni Leite. Conselho Fiscal: Waldomiro Pereira Barth, Roque Piffero Marques e Marcino Ribeiro Netto. 
Como membro da comissão de propaganda, visitei várias casas comerciais em busca de patrocínio em troca de propaganda no jornal. Junto com o senhor Gusmão Souza, requisitado pelo Sindicato, datilografávamos as matérias para serem publicadas. Eu fazia a paginação e levava para a tipografia imprimir as matérias. Quando saiu a primeira edição do jornal, fui de madrugada para as estações de bondes da Carris para entregar os jornais aos assinantes e vendê-los aos não assinantes. Eu fazia o meu serviço nas horas de folga.
O senhor Rubens Pereira de Freitas, Secretário do jornal, fazia a distribuição do jornal aos deputados, vereadores e outros Sindicatos. Pelo correio enviava o jornal ao Sindicato da Carris do Rio de Janeiro e aos assinantes do interior do estado. Quando havia muito trabalho a fazer, o Sindicato requisitava a minha ajuda (...)".

Postamos a seguir uma imagem da "Mais Bela Transviária", concurso realizado no ano de 1962 com apoio do Sindicato do qual o senhor Pedro fez parte. A bela transviária em questão é a senhora Maria Rosa Vecchio, que trabalhou por várias décadas aqui na Cia. Carris. 




Nenhum comentário: