quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O Carnaval em Porto Alegre

Semana passada festejamos oficialmente o feriado de carnaval. Além da data oficial, as comemorações carnavalescas em nossa cidade iniciaram no começo de fevereiro e devem seguir até pelo menos o próximo fim de semana. Já fazem alguns carnavais que é possível observa em Porto Alegre o renascimento dos blocos de rua, uma tradição antiga presente em vários locais do Brasil. Torna-se interessante observar que aqui em nossa cidade, os blocos escolheram como seu local de concentração e desfile o Bairro Cidade Baixa, região que historicamente serviu como "berço" das festas carnavalescas da capital. 
Sabe-se que as brincadeiras de carnaval em Porto Alegre tiveram origem ainda no século XVIII com o "entrudo", uma brincadeira trazida pelos açorianos em que as pessoas se jogavam bolas de cera recheadas com perfume. A partir do século XIX a elite da cidade retirou-se da rua e passou a frequentar as sociedades carnavalescas. As mais famosas foram as Sociedades Esmeralda e a Sociedades Veneziano, que rivalizavam a atenção dos porto-alegrenses mais abastados. Em quanto isso, o povo divertia-se em blocos, tribos, ranchos e cordões carnavalescos que "desfilavam" principalmente pelas ruas da Ilhota e do Areal da Baronesa, territórios que são hoje englobados em parte pelo Bairro Cidade Baixa e partes no Menino Deus e na Azenha. 
Para quem ainda tem folego ou quer aproveitar as últimas chances de pular carnaval nos blocos de rua de Porto Alegre, passamos uma pequena agenda do próximo fim de semana: 

 -Sábado 28 de fevereiro:
- Bloco da Diversidade; concentração às 16 horas na Av. Loureiro da Silva.

-Blocos Tem Tudo Para Dar Errado e Isopor; concentração às 16 horas na rua Joaquim Nabuco, próximo à rua General Lima e Silva.

-Domingo 1 de março:
-Bloco Foliões da Folia; concentração às 14 horas na Rótula das Cuias, próximo ao Gasômetro.

Para maiores informações, sugerimos uma consulta ao site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.





Foto de uma antiga foliã porto-alegrense.






Sociedade Esmeralda em 1925.







Imagem do carnaval de rua em Porto Alegre, 2015. 


Nenhum comentário: