terça-feira, 17 de novembro de 2015

O quinze de novembro em Porto Alegre

Domingo foi quinze de novembro, dia em que foi proclamada a república no Brasil em 1889. Assim como outras datas de nossa história, para a maior parte dos brasileiros o quinze de novembro é pouco lembrado pelo seu significado histórico. Durante muito tempo, esta falta de interesse pela data foi justificada pelo fato de ter ocorrida pouca participação popular no processo que levou a proclamação da república brasileira (assim como em diversos outros processos políticos importante da nossa história). De acordo com esta visão, os debates, discussões e conflitos que levaram a troca de regime da monarquia para a república foram realizados sem a participação da maior parte da população de nosso país, que apenas acompanhava os andamentos dos fatos sem compreender o que ocorria.
Novos estudos sobre este período histórico, no entanto, têm demonstrado que esta alienação não foi tão grande como se imaginava até então. Tornou-se possível observar o interesse e a participação de parte da população neste processo, principalmente entre os moradores das áreas urbanas.  Em Porto Alegre, por exemplo, tivemos acesso ao seguinte texto que demonstra que o povo de nossa cidade comemorou o quinze de novembro de 1889, não estando, portanto, totalmente alienado dos significados deste novo momento histórico:  

"(...) Naquela noite de 15 de novembro de 1889 o povo se acotovelava em frente ao Palácio de Governo. Gente de todo o tipo - pobres, ricos, negros, marinheiros e comerciantes (...). Por volta das 20 horas o velho herói da Guerra do Paraguai se postou na sacada do prédio e, num discurso inflamado e emocionante, comunica a multidão que a República tinha sido proclamada (...). Aos gritos de "Viva a República", os mais exaltados saíram em grupos, correndo pelas ruas arrancando placas de praças e logradouros que lembravam o antigo regime. Assim, por exemplo, a rua do Império passou a se chamar rua da República e a rua da Imperatriz passou a se chamar Venâncio Aires. Os bares e praças lotaram. Pessoas comemoravam nas ruas (...)"*.

*Trecho retirado do texto: "A noite em que as ruas mudaram de nome da capital gaúcha", página 3, Jornal Volante de novembro de 1999. 

Rua da República em Porto Alegre. Conhecida como Rua do Império até 1889. 


Nenhum comentário: