quarta-feira, 8 de março de 2017

Há quarenta e sete anos os bondes se despediam de Porto Alegre!

  Dia oito de março é uma data importante na Cia. Carris. Um dos motivos é a comemoração do Dia Internacional da Mulher que é sempre lembrado na empresa com a realização de homenagens às colegas trabalhadoras. Outro motivo é a lembrança de que foi num dia oito de março a última vez que os bondes elétricos circularam pelas ruas de nossa cidade. 
 Há exatos quarenta sete anos, no dia oito de março de 1970, ocorreu a última viagem de bonde elétrico da Cia. Carris. Consultando o livro: "Memória Carris: Crônicas de uma História Partilhada com Porto Alegre", temos a seguinte descrição do ocorrido: 

"(...) O bonde circulou pela última vez em Porto Alegre, depois de 98 anos de serviço prestado à comunidade, em 8 de março de 1970. O dia foi um misto de luto, saudosismo e euforia. Trajando suas melhores roupas, pais, filhos, curiosos, ricos, pobres e pessoas das cidades vizinhas se acotovelavam na frente da sede da Carris, na Avenida João Pessoa, e nas paradas esperando a última viagem de bonde. Houve solenidade de despedida , à qual compareceram o Prefeito, o secretariado, autoridades civis, militares e eclesiásticas. O Sindicato dos Metroviários hasteou as bandeira do pavilhão a meio-pau, em sinal de luto. Circularam pela cidade, neste triste dia, as linhas G - Gasômetro, T - Teresópolis, e P - Partenon. Toda a população pode usufruir do serviço dos elétricos gratuitamente. Às 20h30min, o último elétrico foi recolhido ao depósito de bondes. Alguns motorneiros e tripulação choravam solitários na frente da sede da Carris (...)"*. 
  
    A partir do texto, podemos constatar que este foi um dia de muita emoção. Um misto de entusiasmo com o futuro e saudades e apego pelo passado que se despedia. Quando saímos com o nosso ônibus memória, muitas pessoas nos perguntam o porquê do fim da circulação dos bondes. Depois da leitura de vários textos e da conversa com pessoas que viveram aquela época, constatamos que a união de vários motivos diferentes justificaram a substituição total do sistema de bondes pelo uso de ônibus. Interesses econômicos  e a própria visão da população da época, que associava os bondes ao passado e o transporte rodoviário ao futuro, influenciaram nesta decisão. A verdade, entretanto, é que os bondes elétricos continuam muito presentes na lembrança dos porto-alegrenses mais antigos. 

*SILVA, Cinara Santos da/ MACHADO, João Timotheo Esmerio, "Memória Carris: Crônicas de uma História Compartilhada com Porto Alegre". Porto Alegre, Prefeitura Municipal, 1999. Pags; 75-76. 





Imagens da Despedida dos Bondes de Porto Alegre, oito de março de 1970. 


2 comentários:

REDERSRADIO disse...

EU VIAJEI DA LINHA P NA DESPEDIDA DOS BONDES... É UMA PENA QUE NOSSO PAIS DEIXOU DE LADO AS LINHAS DE BONDES E TRENS QUE SERIAM UMA GRANDE SOLUÇÃO DE TRANSPORTE PARA NOSSOS DIAS... DIFERENTE DE OUTROS PAÍSES ONDE TAL TRANSPORTE ESTA CADA VEZ MAIS MODERNIZADO E COM GRANDES MALHAS QUE UNEM VÁRIOS PAÍSES SEM POLUIÇÃO E COM CUSTO BAIXISSIMO...

http://ForumVital.blogspot.com disse...

TUDO EM NOSSO BRASIL É REGIDO POR INTERESSE DO CAPITAL ESPECULATIVO, na Cidade de Lyon França ainda Transita OS TRÓLEIBUS (movido a energia elétrica) onde a CIDADE DE PORTO ALEGRE RS desativou Quase Junto com os Bondes, O CATAMARÃ transporte coletivo VIA-FLUVIAL (rio Guaíba) foi "PARTO" sua Implantação, pois O EMPRESARIADO DO TRANSPORTE COLETIVO VIA-ÔNIBUS A DIESEL BOICOTARA & FIZERAM LOBBY CONTRA POR MUITO TEMPO,mas por PRESSÃO POPULAR aconteceu, Hoje é uma Realidade, UMA ALTERNATIVA,...