sexta-feira, 1 de junho de 2018

2ª SEMANA NACIONAL DOS ARQUIVOS


     Entre os dias quatro e nove de junho estará ocorrendo a Segunda Semana Nacional dos Arquivos. Esta iniciativa tem como objetivo ampliar a visibilidade dos arquivos e a sua inserção na sociedade. Além de garantir o cumprimento da lei 12.343/2010, referente ao Plano Nacional de Cultura (PNC), que tem por objetivo o planejamento e a implantação de políticas públicas de longo prazo voltadas a proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Uma das ações propostas é a ampliação de oferta de eventos e espaços voltados as atividades culturais para estimular os cidadãos a frequentarem mais arquivos, museus, bibliotecas, exposições, teatros, cinemas, espetáculos de dança e circenses. Nosso país possui uma grande riqueza cultural e histórica, é muito importante que os brasileiros desenvolvam cada vez mais o hábito de conhecer e valorizar este patrimônio. 
   Com o objetivo de se integrar a este grande esforço proposto pela Semana Nacional dos Arquivos, o setor de memória da Carris estará participando de uma das ações realizadas pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) e pelo Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho. Trata-se da ação "Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças". Além do Memória Carris, outras instituições que trabalham com a memória de Porto Alegre irão participar desta atividade. Para participar, enviamos para estas instituições um documento digitalizado de nosso acervo com um texto contextualizando este documento (como se fosse uma legenda mais detalhada). Em troca, iremos receber documentos na mesma situação de cada uma das instituições participantes, este material será impresso e exposto na Sala de Recepção de Visitantes aqui da Carris. Todas as instituições participantes também irão expor os documentos recebidos, portanto, um pedacinho da história da Carris estará presente em todos estes locais. 
     O documento enviado pelo nosso setor foi uma Ação da Companhia Carris Urbanus de 1894. Esta empresa foi criada vinte anos após a Companhia Carris Porto Alegrense, em 1892. Ela também realizava o transporte urbano através dos bondes a tração animal. Em 1906, quando foi criada a Companhia Força e Luz, a Carris Urbanos foi anexada a esta juntamente com a Carris Porto Alegrense, ocorrendo, portanto, uma "mistura" entre as duas empresas. Abaixo publicamos o documento enviado para a realização dos "Caminhos dos Arquivos" para o conhecimento dos nossos leitores. 


      

Nenhum comentário: