sexta-feira, 27 de março de 2009

Parabéns!!!


Estamos em plena semana de Porto Alegre... Falemos sobre a cidade. Jerônimo de Ornelas estaria mais autorizado a isso, claro, mas eu nasci aqui, Jerônimo não; estou vivo (ainda não saí de casa hoje). Jerônimo não. Atrevo-me pois a escrever. (Crônica de Moacir Scliar no jornal Zero Hora, 1979)

Na crônica de Moacir Scliar, o personagem legitima sua autoridade como cidadão porto-alegrense através de seus sentimentos, um companheiro das mudanças deste centro urbano. Alguém que amadureceu junto com a expansão periférica e com as transformações nas relações de sociabilidade da cidade. Através da ficção o cronista representa que o mais importante não é a data exata da fundação de Porto Alegre, mas comemorarmos a existência e a convivência de nossa capital.

Ontem, na reportagem especial do jornal Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2453791.xml&template=3898.dwt&edition=11978&section=1015), a jornalista Juliana Bublitz escreve sobre a incongruência quanto à data comemorativa do aniversário de Porto Alegre (assunto já abordado nesse blog na postagem "Parabéns, Porto Alegre"-03/04/2008). Tal fator, seja justificado através de preceitos políticos ou não (como denota a matéria), acarretou na comemoração do bicentenário da capital em duas datações distintas. Esse fato, embora pareça imutável, demonstra que a história é passível de diferentes interpretações.
Talvez a crônica de Scliar nos ampare a não nos preocuparmos, nesse momento, com essas discussões, mas a sentir-nos um pouco fundadores de nossa cidade, cidadãos porto-alegrenses, nascidos aqui ou não. Uma celebração realizada tanto por aqueles um pouco mais experientes, os quais acompanharam esse processo de urbanização, bem como os mais jovens que participarão das próximas transformações da nossa capital. O importante, penso, é comemorarmos essa semana como integrantes ativos desses processos de ressemantização, conscientes das nossas atitudes.

Nenhum comentário: