sexta-feira, 22 de março de 2013

Histórias do nosso "Fundador" : Dom Pedro II

                                                     "Fraude Imperial: negócios em família"
Hoje, com invenções como a câmara digital e a internet, é possível que um evento fotografado às 22h , seja publicado num jornal logo na manhã seguinte. Mas em 1865 quando o Brasil, lutou ao lado do Uruguai e da Argentina, na infame Guerra do Paraguai. No período, o Brasil ainda não era uma república, mas um império. Seu chefe maior era D. Pedro II e o quartel general desse conflito foi aqui mesmo, Porto Alegre, capital da Província do RS.
D. Pedro II saiu do Rio de Janeiro em 10 de Julho de 1865, rumo à Porto Alegre, de onde iria visitar o front na fronteira sul- riograndense. A viagem durava mais de dez dias dentro de um barco a vapor. D. Pedro e seus genros, Duque de Saxe e Conde D'Eu, visitaram vários quartéis e instalações militares no interior da província sulista, assim como de sua fronteira. No dia 4 de setembro de 1865, d pedro II e o duque de Saxe, acompanhados de ajudantes-de-campo (como escreve o Coronel do 31 primeiro Corpo de Voluntários da Pátria em seu Diário de Campo), seguiu até o acampamento de brigada, no fronteira de Uruguaiana. No dia 10 de setembro do mesmo  ano, a revista Semana ilustrada, do Rio de Janeiro, pública uma gravura do Imperador e seu genro posando no acampamento de guerra. Como explicar que uma foto chegou do interior gaúcho até a capital do império em apenas 5 dias, sendo que apenas a viagem de navio não durava menos que 10 dias?
Na verdade as fotos foram tiradas dentro de um estúdio em Porto Alegre. Como na época  fotos não eram publicadas, mas sim gravuras feitas a partir das mesmas, enviou-se ao  Rio de Janeiro as fotos tiradas no estúdio, ou aqui mesmo em Porto Alegre se produziu uma gravura, um tipo de "foto montagem" colocando o imperador e seu pupilo em pleno campo de batalha.
No topo do artigo, gravura produzida e publicada ma revista carioca, ao lado as fotos orginais no estúdios em Porto alegre.

Nenhum comentário: