quarta-feira, 20 de março de 2013

Usina do Gasometro

Usina nos dias atuais.
Quando da sua construção, há 78 anos,a Usina do Gasômetro foi considerada uma das mais grandiosas e complexas obras do Rio Grande do Sul. Este primeiro prédio de concreto armado da capital gaúcha foi sinônimo de progresso. Inaugurada em 1928, a usina , hoje conhecido ponto turístico de Porto Alegre, tinha como objetivo abastecer a cidade com uma das mais geniais invenções, a eletricidade.
                                            
Com capacidade de 20 mil kw, a usina era abastecida com carvão e, já no seu fim, por óleo diesel. A construção fomentou, no início de suas atividades, reclamações dos moradores do Centro de Porto Alegre, que devido a sua chaminé ser muito baixa, espalhava pelo centro a fuligem.
Em 1937, foi construída uma nova chaminé com 117 metros de altura. Para muitos contemporâneos, um "trambolho inesthestico" muito por sua localização, o Centro da capital. Mesmo assim, ela permanece até hoje.
Depois de ser desativada em 1974, a usina deixou de ser aquele objeto
poluente do ar e da paisagem para se tornar parte desta e resgatar o
passado "progressista positivista" da capital gaúcha que utiliza a Usina do Gasometro como espaço de cultura e lazer, à beira do Guaiba e à luz do pôr do sol.


                  Repare, no setor da Usina que controlava o fornecimento de energia para os bondes.
   Usina em pleno funcionamento, ao lado antigo presídio.


Nenhum comentário: