quarta-feira, 15 de maio de 2013

História do Monobloco no Brasil


História do Monobloco no Brasil

No último dia do trabalhador abrimos nosso museu itinerante "Memória Carris" para a visita dos funcionários da Carris e seus familiares. O nosso museu localiza-se em um ônibus de modelo monobloco de 1984, que foi adaptado para receber parte de nosso acervo. Temos uma relação de carinho com este veículo que, esperamos, logo estará novamente circulando por Porto Alegre.
Encontramos em nosso acervo um modelo da publicação "Revista Primeiro Ônibus", de novembro de 2009. Na contra capa desta revista encontramos uma interessante matéria sobre a história do modelo monobloco no Brasil. Iremos transcrever a seguir trechos da matéria referida:

"40 anos de monobloco
A Mercedes-Benz chegou aqui em 1953 e inaugurou a fábrica em 1956. A dinastia começou em 1958 até a chegada dos primeiros monoblocos, cujo mercado nacional era caracterizado pelos ônibus de carroceria montada sobre chassi de caminhão. Dez anos após, era  apresentado o modelo '0-326' - monobloco rodoviário (ainda frontal 'bicuda'). Em dezembro de 1968 são apresentados os novos veículos O-326, com nova frente, totalmente reestilizada.   (...) O 'monobloco' tornou-se o ônibus mais vendido no início da década de 1970. (...) A família de monoblocos Mercedes-Benz, evoluiu para os modelos  O-352 (1969), O-362 (1971), O-355/6 (último de 1978). Assim, lá se vai quatro décadas do aparecimento do "ônibus integral" no Brasil, veículo de maior sucesso em toda história deste país (...)".  



*Foto de nosso ônibus "Memória" da década de 1980. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Já andei num desses ônibus, dependendo de modelos!