segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Carris Urbanus: única concorrente dos bondes da Carris Porto-Alegrense na história dos bonds da capital.

       Quem acompanha conosco o história da Cia. Carris Porto-Alegrense sabe que a Carris foi fundada em 1872 pelo imperador Dom Pedro II. Até o ano de 1891 a Carris Porto-Alegrense exerceu o monopólio do transporte por bondes aqui na capital. Neste ano surgiu a única concorrente da empresa na história dos bonds em Porto Alegre: a Carris Urbanus. Em 1893, quando a Urbanus inicia suas atividades, as linhas dos bonds ficaram assim divididas: 
- Carris Porto-Alegrense: Menino Deus, Navegantes, Partenon (saída da estação Várzea), São Pedro, São João, Glória, Cascata e Teresópolis. 
- Carris Urbanus: Moinhos de Vento, Floresta, Partenon (saída da praça Senador Florêncio - servia Independência) e Cristóvão Colombo. 
       Uma curiosidade é que os veículos utilizados pela Urbanus Porto-Alegrenses eram menores que os da Carris e por isso foram apelidados pela população de "Caixas de Fósforos". A Cia. Carris trabalhava com dois modelos de bonds; um modelo de veículos abertos e um modelo de veículo fechado. Os bonds abertos receberam da população o apelido de "Vagabundos" por serem mais simples. Já os modelos fechados eram chamados de "Guaíba", pois eram maiores e lembravam a grandiosidade do nosso rio/lago. Outra curiosidade interessante é que os bonds não transportavam apenas passageiros, as empresas de transportes coletivo da época também alugavam os veículos para o transporte de carga e para cortejos fúnebres.
        No ano de 1906 as duas empresas de transporte público se unem fundando a Cia. Força e Luz Porto-Alegrense, que passou a ser responsável pelo transporte público e pelo fornecimento de energia para toda cidade. Entretanto, foram necessários dois anos para a realização das adaptações necessárias para o início da circulação dos bonds elétricos, assim sendo, apenas em 1908 os bonds elétricos começaram a circular em Porto Alegre. 


Foto Mercado Público em que aparece imagem de bond a tração animal.
 
 
Foto antiga sede do administrativo da Cia. Carris em que aparece bonds de tração animal.
 


Nenhum comentário: