segunda-feira, 31 de março de 2014

Projeto de Educação Patrimonial com o AHPAMV

    Na última semana realizamos uma reunião no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho que gerou como resultado ideias muito interessantes. A partir desta reunião, por exemplo, surgiu um projeto de Educação Patrimonial  envolvendo o arquivo e a nossa exposição "Temporânea", que no momento encontra-se no Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e que em maio será transportada para o Moysés Vellinho.
   Como nossos amigos leitores sabem, a "Temporânea" é composta por sete totens de metal com textos e imagens que apresentam aspectos da história das transformações urbanas ocorridas em Porto Alegre. A exposição busca ressaltar a importância da preservação e valorização do patrimônio urbano, buscando incentivar entre os porto-alegrenses um sentimento de identificação e de pertencimento em relação aos espaços da cidade. Com isto, se busca estimular a ocupação dos espaços públicos pelos seus cidadãos e a participação destes nas discussões e decisões relativas a construção deste mesmo espaço.
   Para a produção dos totens foram utilizados documentos da história de Porto Alegre que encontram-se no AHPAMV. A proposta deste novo projeto de Educação Patrimonial é apresentar a exposição e a partir dela trabalhar com a documentação presente no arquivo que foi utilizada para a sua confecção. Acreditamos que este trabalho "casado" entre o resultado de um trabalho de pesquisa (exposição) e as fontes documentais que lhe deram origem permite ao aluno/visitante a oportunidade de compreender como se dá a construção do conhecimento histórico, assim como oportuniza a  demonstração do trabalho realizado na preservação e conservação documental. 
   Pelo menos inicialmente, este novo projeto será voltado para o público escolar, mais especificamente alunos das séries finais do ensino fundamental e do segundo grau. Postaremos a baixo o convite do projeto, os professores que se interessarem, por favor entrem em contato. 





Nenhum comentário: