sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ônibus e bondes

Quando se fala sobre o passado da Cia. Carris, a maioria da população porto-alegrense faz  relação com os bondes elétricos que circularam pela cidade. Poucas pessoas lembram que os primeiros ônibus da Carris, entretanto,  começaram a circular ainda no ano de 1929. A Carris teve o monopólio dos bondes elétricos até 1970, mas o mesmo não acontecia com os ônibus. Desde 1926 circulavam auto-omnibus (como se chamavam os ônibus na época) de motoristas particulares pela capital. O primeiro veículo deste tipo a circular pela cidade pertencia a Manuel Ramirez, motorista de um carro de praça, e Amador dos Santos Fernandes, imigrante português estabelecido na capital. É bastante curioso lembrar, que estes primeiros empresários de ônibus em Porto Alegre,  mais tarde criaram a empresa Central, que ainda hoje atende os municípios da região do Rio dos Sinos.  Sabemos que a partir de 1927, outros transportadores particulares de passageiros começaram a surgir. Pioneiros, seus veículos rústicos não tinham itinerários  e nem horários fixo. Os carros possuíam várias placas indicando as linhas - Glória, Partenon, Teresópolis, Independência e etc. - e  eram substituídas conforme o rumo desejado pelos passageiros. Chegando à Praça Parobé, o motorista descia, perguntava aos usuários qual o seu local de desembarque e só aí colocava a placa do destino. Normalmente, o dono da empresa era o motorista e cobrador. Os ônibus e os bondes conviveram circulando por Porto Alegre até a década de 1970. Conta-se que os bondes tinham o apelido de "transporte do povo", por terem a passagem mais barata entre os veículos de transporte público. 


Primeiro ônibus da Cia. Carris, o Yellou Coach.







 
Ônibus e bondes convivendo no Centro de Porto Alegre na década de 1930.

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