sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dia da Manutenção





      No dia 4 de dezembro do ano de 1906 foram instaladas as primeiras oficinas nas garagens da Cia. Carris Porto-Alegrense. Naquela época a empresa ainda localizava-se na Avenida João Pessoa, perto do local onde hoje se encontra o Viaduto Loureiro da Silva.  
       A construção das oficinas nas garagens da Carris foi resultado de um momento importante da história do transporte público em nossa cidade: a substituição dos bondes movidos a tração animal pelos bondes elétricos. Com os novos veículos passou também ser necessário um outro tipo de manutenção. Se antes o quadro de funcionários da Carris incluía ferreiros e tratadores de animais, a partir de 1906 passaram a ser necessários mecânicos e eletricistas.
       As oficinas da Carris fizeram história em nossa cidade. Poucas pessoas sabem, mas muitos bondes foram inteiramente construídos nas garagens da João Pessoa. No ano de 1931, os primeiros modelos de bondes produzidos na Carris foram apelidados de “Miller”. O nome foi escolhido em função do projetista e supervisor da construção, chamado de C. W. Miller, engenheiro chefe da Carris.  Já na década de 1950, se tornaram populares na cidade os bondes “Coca-cola”, um modelo norte-americano reformado na Carris e pintado de vermelho e branco. 
       O dia 4 de dezembro é sempre lembrado aqui na empresa como o Dia da Manutenção. Neste ano não foi diferente, realizamos uma pequena homenagem a este importante setor de nossa empresa com uma "Árvore da Memória".  Pegamos uma estrutura de metal em forma de árvore e colocamos várias fotografias em seus "galhos". As fotos eram de diferentes momentos da história da manutenção, e o nosso objetivo foi levar os nossos colegas a se reconhecerem, a reconhecerem colegas e nos contarem um pouco de suas lembranças do setor.  O resultado foi muito legal, vários dos colegas vieram conversar conosco, lembrando de suas histórias dentro da Carris. Aos nossos colegas da manutenção desejamos mais um feliz dia 4 de dezembro!













Nenhum comentário: