quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Memória já tem história


<><>O Memória Carris, que carrega o passado da empresa mais antiga do país, já tem história. Esse ano comemora-se 20 anos de sua criação, pelo decreto 9.125. São duas décadas de troca de experiências e de histórias, da empresa que tanto marcou a capital nas fazes iniciais de seu desenvolvimento.
<><>O objetivo da criação era conservar as peças e a memória dos antigos bondes, que tanto fizeram parte do cotidiano dos porto-alegrenses durante o final do século XIX e boa parte do XX. A intenção era também possibilitar o acesso de estudantes e pesquisadores, além de permitir a divulgação dos elementos bibliográficos. No momento da criação a Memória localizou-se na sede da empresa, na rua Albion, sendo supervisionada pela Secretaria da Cultura, através do Museu de Porto Alegre.
<><>Depois de alguns anos, o Memória Carris, que agora está dentro de um ônibus, reúne não só o passado da empresa, mas o seu também, já que a cada ano reúne histórias e experiências em suas passagens por Porto Alegre. Desde que se tornou itinerante (dos dados que temos, seria 1995), ele tem cruzado a capital, levando aos estudantes (principalmente) a oportunidade de conhecer aquela que é, também, a história de sua cidade. Quando passamos por ruas onde há alguns anos passavam os antigos bondes, rememoramos o passado e promovemos uma troca entre antigas e novas histórias.
<><>Essa semana digitalizei as fotos históricas do Memória, quando as peças estavam numa sala da empresa e havia outro ônibus também. Pela análise das fotos, ficava onde era o antigo Centro de Treinamento, hoje chamado de galpão, na parte onde hoje é o refeitório. Na foto acima, o lugar onde se localizava o antigo Memória Carris.

Nenhum comentário: