segunda-feira, 3 de março de 2008

Busólogos


<><>Neste blog e nas visitas do Memória pouco falamos de ônibus, normalmente. Embora os ônibus sejam atualmente o principal transporte coletivo urbano, a Carris operou com bondes na maior parte da sua existência. Além disso, por não serem mais utilizados, os elétricos precisam ser rememorados constantemente às novas gerações.
<><>No entanto, a história dos veículos rodoviários nos interessa muito e se insere na trajetória da Carris em Porto Alegre. Nos últimos dias, entrei em contato com um busólogo, Cristiano Saibro, que me ajudou na identificação de várias fotos de nosso arquivo. Para uns pode soar estranho, mas a palavra surgiu da união de duas outras, bus + logos. A primeira significa ônibus em inglês, já a segunda é um termo em grego que designa conhecimento ou início, entre outros significados que não caberiam nessa postagem. Os busólgos normalmente detêm um conhecimento admirado sobre marcas, modelos, carrocerias entre outros a respeito de seus veículos favoritos. Graças à internet, muitos desses amantes de ônibus têm seus conhecimentos expostos em sites, fotologs e blogs. Reunidos em comunidades no Orkut, páginas e encontros (nacionais, regionais e estaduais), desenvolvem um amistoso debate sobre marcas, modelos entre outros.
<><>Segundo alguns, o termo busólogo surgiu no Brasil em 1979, por intermédio do designer de ônibus Hélio de Oliveira. Como admirava seu trabalho e coletava muito material relacionado, fundou em abril de 1979 o Clube do Design de Ônibus (CDO). Em 1986, os seus colegas de trabalho começaram a chamá-lo de busólogo. Do apelido surgiu o nome de sua paixão, busologia. Essa não seria uma ciência, mas uma espécie de hobby ou passatempo diferente. De acordo com relatos, existe uma teoria de que quando a criança freqüenta muitos terminais e garagens, desenvolve um interesse pelo assunto. Ninguém, no entanto, toma a busologia como profissão, os busólogos basicamente se interessam em obter informações e colecionar material relacionado ao universo do ônibus: fotos, brindes, cartazes, revistas, livros e informações em geral - registrando assim, a evolução do transporte coletivo. Mesmo se tratando de um hobby, quem o exercita o faz com muita seriedade, muitas empresas reconhecem e os apóiam, inclusive acatando suas sugestões e pedidos.
<><> Para os amantes da história do ônibus, a foto acima é do primeiro modelo da Carris em 1929, Yellow Coach. E para os busólogos, essa página é dos colegas do Rio de Janeiro: http://www.ciadeonibus.com/index.htm.

Um comentário:

Anônimo disse...

Existem tantos sites ,comunidades e blogs sobre ônibus no estado do Rio Grande do Sul,e em especial em Porto Alegre .não vejo motivo para postar um link de um site do RIO DE JANEIRO.