sexta-feira, 28 de março de 2008

Encontros no Memória


<><>O Memória voltou a percorrer nesse ano as ruas da nossa capital. No ano de comemorações históricas -100 anos de bonde, 20 anos de Memória, entre outras, - o museu continua em constante contato com as escolas e eventos, promovendo uma gostosa troca de memórias e históricas. No entanto, podemos dizer que nos últimos dias a troca não se deu só entre nós e o público que nos visita, mas entre os que trabalham e trabalharam no projeto.
<><>Na última quarta feira (26/03), visitamos o Colégio Caio Prado Junior, no Bairro Menino Deus. Nele encontramos a ex-monitora do Memória, Roberta Durán. Ela trabalhou na Carris durante os anos de 2005 e 2006. Ano passado (2007), em fevereiro, eu iniciei no projeto. O encontro foi alegre e nostálgico para Roberta, que tanto conviveu com os pequenos (ou não tão pequenos assim), em seu tempo na empresa. Ela entrou no ônibus enquanto eu respondia as perguntas dos alunos, já na parte final da visita. Segundo ela, foi como se passasse um filme por sua cabeça, das escolas e dos encontros dentro do museu. Já conhecia Roberta, fomos colegas na faculdade, no entanto foi a primeira vez que nos encontramos em uma visita.
<><>Contudo, quem conviveu com a Roberta e convive comigo hoje é o Chefia, apelido carinhoso do motorista do museu, Eloy da Silva Barcelos. Chefia trabalha há muito tempo no Memória e trata o ônibus com muito afeto e dedicação. Responsável pela parte da manutenção do veículo, ele conhece as ruas da Capital como poucos e já visitou a maior parte das escolas de Porto Alegre. Quando chegamos numa escola, enquanto eu organizo as turmas e falo com a direção da escola, Chefia estaciona o ônibus e faz a instalação elétrica. Além disso, cuida para que o nosso amado bondezinho esteja em perfeitas condições e possa protagonizar a alegria para a criançada. Carismático e apaixonado pelo que faz, nosso motorista virou até personagem de revista em quadrinhos. Grande alegria os pequenos têm ao perceber que quem dirige o ônibus é o protagonista do pequeno livrinho. Geralmente eu pergunto aos pequenos se essas figuras do gibi existem. Enquanto alguns me dizem que não, os mais atentos apontam entusiasmados para Chefia e chegam a dizer que é “igualzinho” à figura, com suspensório e crachá. Na saída, as crianças de despedem aos beijos e abraços, retribuindo-lhe toda dedicação e trabalho.
<><>Na foto acima, Roberta, Chefia e eu em frente ao nosso querido Memória, personagem marcado nas ruas da capital. Abaixo link da reportagem referente aos 20 anos do museu, publicada no Diário Gaúcho. No próximo domingo estaremos no Brique da Redenção, em comemoração ao aniversário do local e da capital gaúcha.
http://www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=9489&template=&start=1&section=&source=a1798211.xml&channel=65&id=&titanterior=&content=&menu=173&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Débora!!!
Não tinha visto o blog ainda. Que bacana a nossa fotinho! Foi muito gostoso ver vocês. Que pena que não dá pra vcs voltarem lá mais vezes, hehe!
Beijos,
Beta.