quinta-feira, 6 de março de 2008


<><>Como já mencionei neste espaço, o Memória neste mês completa 20 anos. O decreto de criação foi assinado dia 18 de março de 1988 pelo então prefeito Alceu Collares. Hoje, o museu é itinerante e percorre as ruas da capital, visitando escolas e eventos em geral. Sua ligação com as escolas é contínua, pois ano após ano gerações de crianças e adolescentes têm a oportunidade de conhecer essa história.
<><>Num primeiro momento, o próprio modelo de ônibus chama a atenção do visitante. O Memória é um Mereces Benz de 1984 que tem o letreiro alto, diferente dos modelos tradicionais da capital gaúcha. Segundo os busólogos, vieram somente 10 desses para Porto Alegre, mas eram comuns em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Mercedez Benz teve sua fundação oficial no Brasil em 1953, sendo constante sua presença nas empresas da capital. Os veículos receberam números de 151 a 160, sendo um desses o museu itinerante atualmente.
<><>Na capital, o museu costuma ser olhado por curiosidade pelas pessoas que estão na rua. Seu design diferenciado chama a atenção dos que gostam de ônibus ou dos que simplesmente sentem-se atraídos por esse veículo. Muitos me perguntam se esse foi o primeiro ônibus da Carris. Costumo responder que o Memória é um “jovenzinho” comparado ao primeiro ônibus da empresa. Em muitas escolas recebemos desenhos do ônibus com a minha “foto” e do Chefia (apelido dado ao motorista do museu). O ônibus tem hoje 23 anos, sendo que desde 1995 carrega a história do transporte na capital.
<><>A partir do dia 16, o Memória volta a conviver diretamente com o cotidiano escolar. Estamos com a agenda aberta para visitas, nesse mês festivo, de aniversário de Porto Alegre e de uma das memórias mais importantes da capital, o museu itinerante. A foto acima foi nos cedida por Cristiano Saibro, na época em que esses veículos ainda trafegavam nas ruas da nossa cidade.
<><> Para marcar visitas é necessário mandar e-mail para memoria@carris.combr ou ligar para 32892122.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Débora, é a Beta. Muito bacana o blog! Parabéns!!!
Te mandei um e-mail, tu recebeu?
Bjs!

EQUIPE MEMÓRIA CARRIS disse...

Que bom que gostaste do blog, Roberta. E-mail lido e já respondido.
bjks e boa volta às aulas