<><>Para quem diariamente usa o transporte público para se locomover é difícil imaginar como eram os primeiros veículos. O bonde, tradicional nas ruas da Capital, não chegava a todos os bairros de Porto Alegre. Muitas regiões ainda não tinham calçamento, além do que, era necessário instalar trilhos e cabos. Portanto, é comum encontrar, em regiões mais afastadas do centro ou dos bairros tradicionais, pessoas que nunca andaram nos elétricos, mesmo sendo contemporâneas deles. E como elas se locomoviam?
<><>O primeiro ônibus na capital surgiu em 1926. Iniciativa do imigrante português Amador dos Santos Fernandes, era um modelo Chevrolet Pavão, comprado da empresa Barcellos & Cia. Amador chegou no sul do Brasil em 1908, em Rio Grande, acompanhado da irmã e mãe. Quando tinha 18 anos sua família voltou para Portugal, mas ele resolveu ficar e residir em Porto Alegre. Ele e o motorista de táxi Manoel Ramirez foram os responsáveis pela introdução dos primeiros ônibus na capital gaúcha.
<><>Como Amador não sabia dirigir, trabalhava como cobrador enquanto Manoel dirigia o veículo. A linha do ônibus iniciava-se no Caminho Novo (Voluntários da Pátria) e ia até o bairro São João, onde os bondes não trafegavam, pois tinham a parada final na Rua São Pedro. Sem itinerários e horários definidos, ao chegarem no fim da linha perguntavam para os passageiros para onde esses iam e, de acordo com as respostas, colocavam as placas correspondentes. No entanto, devido à concorrência que faziam aos bondes, em 1928 publicou-se um decreto regulador dos transportes. Amador, em decorrência desse fato, começou a transportar passageiros entre Porto Alegre e São Leopoldo, fundando a Empresa Amador (atual Central). Ou seja, dessa vez ele faria concorrência com o trem, que fazia esse trajeto.
<><> As dificuldades eram imensas para esses primeiros empreendedores. As estradas praticamente não existiam e os primeiros veículos eram extremamente precários. O Ford Bigode, por exemplo, um dos primeiros veículos a circular na Capital, só subia a Rua da Praia de marcha ré. Além disso, devido Àfalta de legislação, a concorrência era grande entre os veículos. Alguns, para se diferenciaram, chegaram a contratar gaiteiros para tocar durante o trajeto.
<><>O primeiro ônibus na capital surgiu em 1926. Iniciativa do imigrante português Amador dos Santos Fernandes, era um modelo Chevrolet Pavão, comprado da empresa Barcellos & Cia. Amador chegou no sul do Brasil em 1908, em Rio Grande, acompanhado da irmã e mãe. Quando tinha 18 anos sua família voltou para Portugal, mas ele resolveu ficar e residir em Porto Alegre. Ele e o motorista de táxi Manoel Ramirez foram os responsáveis pela introdução dos primeiros ônibus na capital gaúcha.
<><>Como Amador não sabia dirigir, trabalhava como cobrador enquanto Manoel dirigia o veículo. A linha do ônibus iniciava-se no Caminho Novo (Voluntários da Pátria) e ia até o bairro São João, onde os bondes não trafegavam, pois tinham a parada final na Rua São Pedro. Sem itinerários e horários definidos, ao chegarem no fim da linha perguntavam para os passageiros para onde esses iam e, de acordo com as respostas, colocavam as placas correspondentes. No entanto, devido à concorrência que faziam aos bondes, em 1928 publicou-se um decreto regulador dos transportes. Amador, em decorrência desse fato, começou a transportar passageiros entre Porto Alegre e São Leopoldo, fundando a Empresa Amador (atual Central). Ou seja, dessa vez ele faria concorrência com o trem, que fazia esse trajeto.
<><> As dificuldades eram imensas para esses primeiros empreendedores. As estradas praticamente não existiam e os primeiros veículos eram extremamente precários. O Ford Bigode, por exemplo, um dos primeiros veículos a circular na Capital, só subia a Rua da Praia de marcha ré. Além disso, devido Àfalta de legislação, a concorrência era grande entre os veículos. Alguns, para se diferenciaram, chegaram a contratar gaiteiros para tocar durante o trajeto.
<><> Acima a foto do primeiro ônibus, um Chevrolet Pavão. A figura em destaque é o senhor Aamdor, pioneiro no transporte rodoviário.
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