terça-feira, 15 de março de 2011

Abertura da Associação Amigos da Memória Carris

Ontem foi um dia de muitas comemorações para a equipe do Memória Carris. Há aproximadamente um ano, no início de 2010, começamos a desenvolver o projeto Memória Carris, um programa de memória empresarial que busca salvaguardar a história da Carris e de seus colaboradores. Nesse sentido ,trabalhamos com o patrimônio material, reunindo e conservando fotografias, documentos e objetos tridimensionais, materiais que se constituem como vestígios da história da empresa de transporte coletivo mais antiga do país. Para além da história oficial (institucional), realizamos um trabalho, utilizando a metodologia de História Oral, de entrevistas com antigos e atuais funcionários do transporte público (bondes e ônibus), bem como seus usuários. Esses depoimentos estão sendo transcritos para uma publicação que pretendemos lançar até o final deste ano. Além disso, esse material já foi utilizado para a realização de duas exposições.
   Para além desse trabalho que realizamos sobre a empresa, identificamos a Carris como um Patrimônio Histórico da cidade, já que sua trajetória está presente nas memórias individuais e coletivas da população porto-alegrense e da região metropolitana. Por esse motivo, configura entre nossos objetivos trabalhar na preservação, divulgação e valorização do transporte público como um todo e suas relações com a Capital e os citadinos, desde bondes à tração animal até os ônibus contemporâneos, destacando suas transformações e implicações na dinâmica da cidade. 
Para ampliar nossas ações, ontem (14/03) foi fundada a Associação Cultural Amigos da Memória Carris. Através deste instrumento poderemos enviar um projeto, que se encontra em fase de conclusão, para lei de incentivo à cultural federal, no qual propomos a construção do Centro Cultural Memória Carris, composto por três grandes eixos interligados: Museu, Arquivo e Biblioteca. Tal proposta está sendo elaborada por uma equipe multidisciplinar, constituída por historiadores, arquivista, museólogo e bibliotecário. De forma concomitante, a conclusão, envio e tramitação do projeto no Ministério da Cultura, estamos trabalhando na organização e catalogação do acervo, principalmente fotográfico, pois contamos com, aproximadamente, 1.000 fotos do período em que os bondes circulavam pela cidade (1872-1970). A Memória Carris utiliza todas as redes sociais para estabelecer um diálogo com a população, por meio das quais as pessoas participam comentando e compartilhando suas vivências no transporte coletivo. Através das redes já recebemos algumas doação de fotos e comentários que contribuíram para a catalogação dos materiais expostos nessas mídias.
Com objetivo de ampliar nossas ações convidamos todos e todas a participar desta construção através de uma campanha de doação, na qual as pessoas poderão doar fotos, passagens e uniformes antigos, enfim objetos que fizeram parte desta história partilhada. Assim como, convidar a todos a participarem da Associação Cultural de Amigos da Memória Carris.
 Na foto acima Vereador Tarcísio Flecha Negra; Diretor Técnico da Cia Carris Eng. Hélio Mendes; Luiz Capra, Presidente da Associação Cultural Amigos da Memória Carris;Diretor-presidente da Cia Carris Sr. João Pancinha, - Secretário Municipal de Industria e Comércio; Secretário Walter Nagelstein; Diretor Adm-Financeiro da Cia. Carris Sr. Luis Fernando Albino.

2 comentários:

José Franco disse...

Parabenizo a todos pela criação da Associação. É um passo importante para preservação da memória de Porto Alegre e do seu transporte. Gostaria de poder contribuir com a iniciativa. Tenho algum material sobre bondes que gostaria de disponibilizar aos amigos. Como devo proceder?
José Kieling Franco

EQUIPE MEMÓRIA CARRIS disse...

Caro José,
Agradecemos pela sua atenção e por acompanhar nosso trabalho. Você pode, sim, contribuir com essa iniciativa, tanto através de doações como associando-se na associação. Você pode enviar um e-mail para carrismemoria@gmail.com para que possamos manter mais contato.
atenciosamente,
Equipe Memória Carris