segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Porto Alegre se ilumina: a eletricidade e os Bondes




     As primeiras experiências com eletricidade e a iluminação aconteceram em Porto Alegre em 1895, com a inaguração da usina termoelétrica da Companhia Fiat Lux. Esta téconologia porém, era um privilégio de poucos devido a seu alto custo. Somente com a eleição de José Montaury de Aguias Leitão, em 1896, é que esta situação começa a se alterar.
      Em 1906, a Companhia Carris de Ferro uniu-se a Carris Urbanos com a denominação de Companhia Força e Luz Porto Alegrense, com o objetivo de implantar o serviço de tração elétrica, substituindo os velhos bondinhos puxados por parelhas de muares. A companhia fica responsável também pelo fornecimento de energia para toda a capital.
     Em 1908 o bonde tracionado a mula já estava completamente ultrapassado. Além de lentos e carregando um número bastante limitado de passageiros, a sujeira das mulas traziam uma série de transtornos na cidade. A 8 de março de 1908 entra em funcionamento o primeiro veículo elétrico na capital que atendia a linha Menino Deus, saindo do Prédio da Carris na Av. Redenção (atual Av. João Pessoa) e tendo como fim da linha o Arraial do Menino Deus (atual Av. Getúlio Vargas). O trajeto da primeira linha de bondes a mula também foi o primeiro do Bonde elétrico.
     Porém a novidade tecnológica trouxe novos problemas a cidade. Os antigos isoladores elétricos eram deficientes e causavam sérias interferências no sistema de telefonia da capital.

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