quarta-feira, 17 de abril de 2013

Linhas Transversais





No início dos anos 1970, a Companhia Carris implanta uma nova linha de ônibus que representou uma inovação na época. Tratava-se da linha Perimetral, uma rota alternativa para o período, já que possuía seus dois terminais em bairros, cruzando regiões distantes da cidade sem passar pelo Centro. A experiência foi um sucesso, e o ano de 1976 marca o início das Linhas Transversais (T1, T2, T3 e T4), idealizadas pela Empresa Brasileira de Planejamento e Transporte e atendidas pela Carris, com concessão da Secretaria Municipal de Transportes. Para tanto, foram adquiridos 20 veículos novos com recursos obtidos da venda de outros de sua frota e completadas com verbas da Empresa Brasileira de Transportes Urbanus - E.B.T.U.
As novas linhas ofereciam uma nova alternativa de deslocamento. Os usuários poderiam agora ir de um ponto a outro da cidade utilizando somente um ônibus, evitando as baldeação e a concentração de veículos no anel viário do Mercado Público. 
De acordo com depoimento de uma ex-funcionária da empresa, dona Lídice, ficamos sabendo que a ideia dos ônibus transversais foi oferecida para outras empresas porto-alegrenses que não se interessaram pela mesma. Com a Carris a experiência dos "Ts" funcionou tão bem que na década de 1990 foram implementadas mais quatro linhas: T5, T6, T7 e T8, no ano de 2000 foram criados o T 9 e o T10, e em 2011 foi criada a linha T11.
Os "Ts" continuam sendo uma alternativa moderna de transporte público, já que suas linhas dinamizam  o deslocamento de passageiros pela cidade, desafogando um pouco do tráfego nas áreas mais centrais de Porto Alegre.


*Foto ônibus Linha T2, final da década de 1970.










Nenhum comentário: