quarta-feira, 10 de abril de 2013

Maxambomba


Maxambomba
                  O seguinte trecho foi retirado da publicação "Memória Carris: crônicas de uma história partilhada com Porto Alegre" de 1999, uma publicação realizada pela Cia. Carris para comemorar seus 127 anos. Neste trecho do livro é contado um pouco sobre o primeiro tipo de transporte público que circulou em Porto Alegre, a Maxambomba:
           "(...) A primeira experiência de transporte coletivo em Porto Alegre foi em 1865 com a Maxambomba, um bonde de madeira que circulava sobre trilhos e ligava o centro da cidade ao Arraial do Menino Deus, sendo o seu abrigo na atual Praça Argentina. Esta foi a primeira linha a operar no Rio Grande do Sul e a segunda no país, precedida apenas pela da Tijuca, no Rio de Janeiro, que data de 1859. 
      Nos primeiros meses de funcionamento, o carro trafegou em trilhos de madeira. Mas os descarrilamentos eram frequentes, e o veículo, muito instável, causava uma série de transtornos para os passageiros. Logo, as reclamações da população fizeram com que a empresa trocasse os trilhos de madeiras pelos de ferro, que deixaram o veículo mais firme, rápido e menos barulhento. 
        Nesta época, não existia tabela de preços, a passagem era cobrada conforme o poder aquisitivo dos usuários. Os valores variavam de viagem para viagem (...)."
        Abaixo postamos a imagem de um veículo do tipo "Maxambomba". 


Nenhum comentário: