segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

I Feira do Livro da Carris

      A última semana foi muito especial para nós da Unidade de Documentação e Memória Carris. Entre os dias 18 e 20 de dezembro realizamos a I Feira do Livro da Carris. Este foi o primeiro evento do tipo na empresa, esperamos entretanto, que várias outras "Feiras do Livro" aconteçam aqui na Carris. De acordo com a avaliação de nossa Unidade, esta foi uma iniciativa de sucesso. Além da venda de livros ocorreram atividades culturais bem interessantes que contaram com a participação de vários de nossos colegas. O objetivo da Feira foi incentivar a leitura entre os colaboradores da Carris e reunir os diferentes setores da empresa em meio a valores positivos como a leitura e a cultura. Nossa Feira foi oficialmente aberta na quarta-feira dia 18, às 14h, através de uma cerimônia de abertura que contou com o Diretor do Administrativo e Financeiro da Carris, Vidal Pedro Dias Abreu. Em seu discurso, o Diretor Vidal falou sobre a iniciativa de uma Feira do Livro da Carris e sobre a importância da leitura. 


  
  Durante a tarde desta mesma quarta-feira, realizamos as nossas primeiras atividades culturais, neste momento voltadas para o público infantil. Compareceram aqui na Carris os alunos da creche "Três Corações", que recebe apoio da empresa. Estes alunos assistiram a uma contação de história realizada pelo escritor infantil Carlos Augusto Pessoa de Brum e participaram de uma oficina de ônibus de montar de papel com nosso colega voluntário Ismael Bohem da Silva. 


    Na quinta-feira, dia 19/12, ocorreu a "Tarde de Autores". Estiveram presentes neste evento os escritores Alexandre Fiore, Newton Terra, Fernando Almeida, Hilda Flores e Moacyr Flores. Cada um falou um pouco sobre a sua obra e após todos participaram de uma sessão de autógrafos. Este foi um momento muito legal da Feira, já que a participação de nossos convidados foi de altíssimo nível, proporcionando aos presentes um momento de muita troca de conhecimentos. 


    As temáticas apresentadas pelos autores convidados foram as mais variadas. Os senhores Alexandre Fiore e Newton Terra são médicos, o primeiro é pediatra e falou sobre os cuidados dos pais com as crianças; já o segundo é geriatra e falou sobre qualidade de vida na terceira idade. O senhor Fernando Almeida é poeta regionalista e declamou um belo poema de sua autoria. Os senhores Hilda e Moacyr Flores são historiadores. A professora Hilda Flores apresentou seu livro que fala sobre as mulheres contemporâneas da Revolução Farroupilha, um trabalho de história realmente inspirador. 



O professor Moacyr Flores falou sobre o trabalho do historiador e o cuidado com os "sensos comuns" construídos em relação ao passado. Também comentou sobre as décadas de estudo e trabalho que dedica  as profissões de pesquisador e professor. Enfim, foi uma tarde de muita cultura aqui na Carris.


  
Como falamos no início deste texto, esperamos que muitas outras Feiras do Livro ocorram na Cia. Carris Porto-Alegrense. Momentos como estes são oportunidade preciosas para ampliarmos nossa aprendizagem e compartilharmos conhecimento.

Nenhum comentário: