segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Senhor Talis Wolkmer


      Nesta última quinta-feira, dia 28 de novembro, nós da Unidade de Documentação e Memória Carris fomos visitar o senhor Talis Wolkmer, um ex colaborador da Empresa. Seu Talis é natural de Porto Alegre, nasceu e morou a maior parte de sua vida no bairro Azenha (atualmente vive no bairro Medianeira). Durante a entrevista, seu Talis nos contou que seu pai, um tio e um primo também trabalharam na Cia. Carris. O nome do pai do seu Talis era José Arcelino Wolkmer, e ele foi fiscal de bonde. 
    Seu Talis trabalhou "apenas" 39 anos na Carris, ingressou em primeiro de maio de 1947, se aposentando no ano de 1986. Durante este intervalo de tempo, exerceu inúmeras funções na empresa. Diz que o fato de ter começado a trabalhar num primeiro de maio fez com que ele se tornasse uma pessoa muito trabalhadora. Como não poderia deixar de ser, nosso entrevistado tem um grande carinho pela Carris, já que aqui passou grande parte de sua a vida, assim como o seu pai havia feito antes dele. Na casa deste senhor há um número bastante grande de objetos que fazem referência a empresa, como mini bondes, chaveiros com o símbolo da Carris, placas que recebeu ao longo de sua jornada na Cia., entre outras lembranças.
       Este senhor é um grande contador de histórias, tanto que o tempo de uma hora e meia que reservamos para a entrevista não foi suficiente, teremos que agendar uma nova visita ao senhor Talis. Ele nos contou que sua primeira função na Carris foi de colocador de bobina nos bondes, mas que como fazia um curso de Torneiro Mecânico no SENAC, logo foi utilizado em outras funções. É de seu Talis a informação que existiu na Carris uma cooperativa que vendia aos funcionários da empresa produtos de alimentação, higiene, limpeza e vestuário a um preço menor que o do comércio tradicional. Até a realização desta entrevista não tínhamos esta informação. Seu Talis foi responsável por esta cooperativa da década de 1960 até seu fechamento em 1973, quando a Carris mudou sua sede da Avenida João Pessoa para a rua Albion. Entre as histórias contadas por seu Talis consta a de que a chegada do caminhão do "rancho da Carris" na casa dos antigos colaboradores era a maior festa para a criançada.
        Após o fechamento da cooperativa, seu Talis passou a trabalhar  no Departamento Pessoal da Carris, chegando a ser chefe do setor. Também trabalhou na "Escola de Motoristas", de onde guarda muitas histórias. Uma delas é da turma "rebelde" que foi "enquadrada pelo senhor Talis e se tornou um modelo para os alunos posteriores. 
        Quando postamos a imagem do seu Talis no facebook percebemos o quanto ele é querido por seus ex colegas. Várias pessoas comentaram a imagem lembrando deste simpático senhor e falando de suas saudades!  




               Foto do Departamento Pessoal da Carris, no período em que o Sr. Talis ali trabalhava.



             Foto do Sr. Talis tirada na última quinta-feira.
 

Nenhum comentário: