<><>Hoje (19/06), a Carris completa 136 anos de existência. Após tanto tempo, a empresa não parece muito com a Companhia Carris de Ferro Porto Alegrense, criada através do decreto 4.985, assinado por D. Pedro II, em 19 de junho de 1872. O nome Carris referia-se ao nome dos trilhos de bonde, carril, no plural, carris. Nome comum em dezenas de empresas no Brasil. A nossa, contudo, é a única que permanece até hoje.
<><>O contrato havia sido celebrado antes, em 27 de fevereiro, entre Manoel Miranda e Castro (fundador da companhia) e o presidente da província. A cidade contava, então, com 42.000 habitantes. Porto Alegre, neste momento, passava por um processo de urbanização e reestruturação. Em 1869 ocorrera a construção do atual Mercado Público, tendo como objetivo um ponto de aglutinação do comércio. Em 1876 seria a construção da Usina do Gasômetro.
<><>Antes da chegada da Carris, a viagem dos arraiais (antigos bairros) ao Centro podia durar horas. Assim, a chegada dos primeiros bondes à tração animal era saudada com muita animação pelos porto-alegrenses. No dia da inauguração, 4 de janeiro de 1873, estariam presentes autoridades da cidade. Um par de cavalos brancos puxou o primeiro veículo. No outro dia, no entanto, os burros e mulas pegariam no pesado, fazendo a interligação dos arraiais com o Centro. As primeiras linhas eram Maragem (Menino Deus), Caminho Novo (Voluntários da Pátria), Campo (Praça D. Pedro II) e Azenha. Apesar do progresso que os bondes representavam, as dificuldades iniciais do projeto eram grandes. Para subir determinadas ladeiras, por exemplo, os passageiros desciam do veículo e ajudavam a empurrar, por pena dos animais.
<><>O contrato havia sido celebrado antes, em 27 de fevereiro, entre Manoel Miranda e Castro (fundador da companhia) e o presidente da província. A cidade contava, então, com 42.000 habitantes. Porto Alegre, neste momento, passava por um processo de urbanização e reestruturação. Em 1869 ocorrera a construção do atual Mercado Público, tendo como objetivo um ponto de aglutinação do comércio. Em 1876 seria a construção da Usina do Gasômetro.
<><>Antes da chegada da Carris, a viagem dos arraiais (antigos bairros) ao Centro podia durar horas. Assim, a chegada dos primeiros bondes à tração animal era saudada com muita animação pelos porto-alegrenses. No dia da inauguração, 4 de janeiro de 1873, estariam presentes autoridades da cidade. Um par de cavalos brancos puxou o primeiro veículo. No outro dia, no entanto, os burros e mulas pegariam no pesado, fazendo a interligação dos arraiais com o Centro. As primeiras linhas eram Maragem (Menino Deus), Caminho Novo (Voluntários da Pátria), Campo (Praça D. Pedro II) e Azenha. Apesar do progresso que os bondes representavam, as dificuldades iniciais do projeto eram grandes. Para subir determinadas ladeiras, por exemplo, os passageiros desciam do veículo e ajudavam a empurrar, por pena dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário