terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Notícias sobre o bonde histórico em Porto Alegre


Coincidentemente, hoje saiu uma reportagem no Correio do Povo sobre o Projeto do Bonde Histórico em Porto Alegre. Leia abaixo:
A reformulação na estratégia de busca de recursos para o projeto que prevê a instalação do bonde histórico no Centro da Capital adia o começo das obras. Convênio entre o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Porto Alegre, assinado há dois anos, ainda não saiu do papel devido a algumas mudanças. O projeto está sendo elaborado pela Trensurb, que decidiu buscar financiamento junto ao Ministério do Turismo, ao invés de buscá-lo junto ao Ministério da Cultura, pela Lei Rouanet.
O gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, avaliou que as alterações foram fundamentais para que haja a captação dos recursos necessários ao projeto. "Somos parceiros nessa iniciativa. Houve uma indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que os financiamentos fossem buscados junto ao Ministério do Turismo e essa mudança gerou a demora no andamento do projeto", explicou. A expectativa é que no primeiro semestre desse ano o financiamento esteja definido para que os projetos executivos sejam iniciados. O gerente adiantou que depois dessa etapa caberá à prefeitura definir a execução da instalação, assim como o seu gerenciamento e funcionamento. O total de investimentos estimado para o projeto é de R$ 11 milhões.
A instalação do bonde histórico é uma das iniciativas que fazem parte do programa de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre. O objetivo é que a linha seja exclusiva para o turismo e não uma alternativa ao transporte público. A previsão é que sejam negociados os horários e os dias em que os bondes funcionarão, para não causar transtornos ao trânsito normal na região central. O início da instalação ainda não tem previsão porque está vinculada à liberação de recursos financeiros e à prefeitura, parceria na iniciativa. A ideia do projeto é que seja construída uma linha histórica que passe pelo chamado corredor cultural do Centro da cidade. No bonde, as pessoas poderão valorizar e conhecer os pontos turísticos, colaborando para impulsionar o turismo local. A linha passará em frente a locais como o Mercado Público, o Chalé da Praça XV, o Paço Municipal, a Praça da Alfândega, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana, a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Usina do Gasômetro, entre outros. O trajeto, de aproximadamente cinco quilômetros, será feito por dois bondes restaurados.

Um comentário:

JAIR JAJA MENIN disse...

Sou o visitante35640.É uma honra para o Portoalegrense contar com uma empresa como a CARRIS. Parabéns a Funcionários,direção e em especial ao presidente PANCINHA.