quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Carnaval na Carris


Hoje, por coincidência, encontrei novamente o Marcelo Tadeu de Lima Fraga, cobrador da Carris e um dos organizadores do desfile da escola de Samba Unidos da Vila Mapa. Já falei aqui que o tema será a história da Carris. Tive a oportunidade de ver vários desenhos das fantasias e posso afirmar que as reproduções estão ótimas.
Procurando mostrar a evolução e as mudanças pelas quais passou o transporte coletivo, serão apresentadas as várias fases dos veículos, começando com os de tração animal ao ônibus atual. Para isso, estão sendo confeccionadas fantasias e carros alegóricos característicos. As fantasias são as mais criativas possíveis, uma da chegada da eletricidade chamou-me especialmente a atenção, por representar a luz por meio de acessórios prateados nas “bahianas”.
Não é a primeira vez que a Carris participa do carnaval, aliás, a empresa é representada anualmente por escolas de samba de Porto Alegre. Ano passado o pessoal da Carris desfilou pela Imperatriz Dona Leopoldina.
Na época dos bondes eram comuns as marchinhas fazerem referência ao elétrico e aos seus tripulantes, o motorneiro e o condutor. Os veículos faziam também o transporte dos carnavalescos durante o desfile na Capital. Era quase um quadro alegórico, repleto de animados fuliões, como na foto acima, na década de 60.

Nenhum comentário: