quarta-feira, 15 de junho de 2011

Carris & Porto Alegre: 139 anos interligando caminhos


Até domingo a exposição Carris & Porto Alegre: 139 anos interligando caminhos estará na Centro Cultural Usina do Gasômetro. Em um dos pontos mais tradicionais da cidade, onde parte da população aprecia o mais bonito pôr do sol e caminha às margens do Guaíba, é possível viajar no tempo e conhecer um pouco da história da empresa mais antiga do país em funcionamento.
 Dos primeiros bondes puxados à tração animal aos modernos ônibus automatizados com ar condicionado e acessibilidade, a exposição mostra a intrínseca relação que Carris e Porto Alegre mantêm há mais de 100 anos. A Carris foi essencial para a formatação dos primeiros bairros e a configuração da Capital e hoje se constitui como patrimônio e marca da cidade e de seus cidadãos.  Dessa forma, por meio de fotografias, trechos de crônicas e relatos do cotidiano, a mostra reúne memórias, saudades e emoções nas novas e antigas gerações. Essas, por sua vez, estão, cada uma a sua forma, presentes na exposição, mostrando que a Carris une em seu símbolo passado, presente e futuro.
A mostra, entretanto, historicamente “repete” algo que por aqui já ocorreu há 13 anos. Enquanto a idealizávamos não havíamos lembrado disso e esses dias, por coincidência, encontramos algo que “teoricamente” já sabíamos: a Usina já havia sido palco de uma exposição da Carris! Confira pessoalmente essa história e viaje conosco no tempo! Na foto parte da equipe que concebeu, criou e montou a exposição!

Nenhum comentário: