terça-feira, 30 de abril de 2013

A História do Seu Darcy

A História do Seu Darcy

Ontem durante a manhã postamos um texto em nosso blog comentando sobre o Dia do Trabalhador. Por coincidência, durante a tarde de ontem  recebemos a visita de um antigo motorneiro da Companhia. Trata-se do seu Darcy, que trabalhou na Carris de 1954 até 1986. Na Carris ele exerceu as funções de cobrador de bonde, motorneiro e por último trabalhou no administrativo. O Seu Darcy tinha como deferencial em relação aos seus colegas o talento de cantar óperas, além de outras músicas populares da época. Entre seus passageiros mais habituais era conhecido como "Celestino", numa referência ao cantor Vicente Celestino. Sua neta Camila também compareceu aqui na Companhia acompanhando o seu avô. Ela nos trouxe uma matéria de jornal de 1966 que faz referência a um espetáculo que teve a participação do nosso ex-colega de empresa. O texto em questão é muito bonito, retratando a rotina do motorneiro-cantor de uma forma bastante poética. Para homenagear o Seu Darcy e todos os nossos colegas nessa semana em que iremos comemorar o Dia do Trabalhador, transcreveremos em seguida trechos desta matéria:

"São Muitas as vozes de o 'Trovador'

A linha de bonde sempre a mesma, metal preso a terra. Homem preso na rotina, o motorneiro leva o bonde. Sempre as mesmas ruas, o fim de linha, o mesmo sempre. Como o metal, o homem preso na terra, mas a sua prisão é um engajamento na vida, nas lutas mais primárias (a do comer, a do vestir..), nos sonhos mais altos. Darcy Fagundes e motorneiro da Carris. Não perguntei qual é a sua rota diária, ela é apenas aparente. Darcy, que tem voz de tenor, vai sempre mais longe que o seu diário fim de linha, vai, cada dia um pouquinho, mais perto do lugar dos seus sonhos: a música. Gosta muito de cantar, as mãos presas, os olhos postos na atenção de dirigir, ele vai recordando sozinho as canções de sues encantos. Já dirigiu um coral, o da Igreja São José, já cantou no antigo Coral Sinfônico, do Antigo Araújo Vianna. Agora está cantando de novo, outra vez em coral , a sua voz de tenor, a sua figura simples, um dos muitos elementos que formam a grande massa que forma o Coral Lírico da Prefeitura. E, todo o Coral, ponto de apoio da montagem de "O Trovador" que estréia domingo, colocando Darcy de frente para o público, ele que o vê todo dia somente pelo espelhinho do bonde. Domingo a rota de Darcy vai chegar mais perto de seu sonho. 




* Seu Darcy quando era motorneiro da Carris.





Um comentário:

Eduardo Borba disse...

Que bela história a do "Seu" Darci. Admirável, também, é o carinho da família para com ele, em especial da neta Camila. Ela que segue a tradição do canto, algo que vem de berço. Ao "Seu" Darci, um abraço especial, nesse Dia do Trabalho. Nada mais justo. À equipe de comunicação da Carris, os parabéns por manter esse blog e fazer o merecido reconhecimento a mais um personagem quem contribui para fazer dessa a mais longeva empresa de transporte coletivo do Brasil em atividade.