sexta-feira, 2 de maio de 2008

Carris no Dia do Trabalhador


<><> A Carris completará, no dia 19 de junho, 136 anos de atividade. É impossível sabermos quantos funcionários trabalharam na Carris desde a sua fundação. É comum, nas andanças com o Memória, encontrarmos pessoas que foram funcionários da Companhia ou tiveram parentes na empresa. São indivíduos que, geralmente, não deixaram registros, mas que contribuíram para que a Carris seja o que é hoje.
<><>Por ter mais de 100 anos, a Companhia Carris acompanhou, na história do Brasil, mudanças políticas, econômicas e nas relações de trabalho. Embora, algumas delas não possam ser mensuradas por falta de dados, uma das mudanças mais significativa é a referente ao mundo do trabalho. Há alguns anos, era comum encontrar indivíduos que construíam sua carreira profissional numa só empresa. São pessoas que iniciaram na empresa em uma determinada função e com o tempo foram crescendo. É o caso de ex-funcionários que entraram na Carris com alguma função na manutenção dos trilhos ou das linhas elétricas e com o tempo tornaram-se condutores, motorneiros e até fiscais. Conheci vários que fizeram trajetória semelhante à descrita e se aposentaram pela Companhia.
<><> Com a flexibilização das relações de trabalho várias coisas mudaram. Hoje, poucos permanecem tanto tempo no mesmo trabalho e as que optam por fazer isso são, muitas vezes, vistas como acomodadas. A maioria não permanece muito tempo no mesmo local de trabalho e está sempre atrás de novas experiências. A Carris atualmente também se insere nesta lógica, apresentando grande rotatividade de funcionários, especialmente motoristas e cobradores.
<><>Conheci a umas duas semanas atrás, a ex-funcionária Maria Rosa Vecchio que trabalhou na Carris durante décadas e se aposentou por aqui. Em sua casa pude encontrar um grande acervo de fotos que ela guarda com muito carinho. Na conversa que tive com ela pude sentir esse sentimento de pertencimento a uma grande família, a Carris. Ela foi eleita “A Mais Bela Transviaria” na década de 60 e se fez presentes em diversos eventos da empresa no passado.Como ela, foram centenas as pessoas que incluíram a Carris em boa parte de suas vidas. Indivíduos anônimos, muitas vezes, sem muitos registros, mas que construíram dia a dia a empresa e cooperaram para que ela fosse o que é hoje. A todos esses, nós, do Memória Carris, oferecemos nossa homenagem e admiração.
<><> A foto acima é da Assessoria da Manutenção na década de 90 com Marco, Maria Rosa (no meio) e Galvânia, que hoje ainda trabalha na empresa.

Nenhum comentário: