quarta-feira, 30 de julho de 2008

Transcrição do Independente

<><> Os jornais noticiaram a chegada da eletricidade com muito entusiasmo. Afinal, isso significava crescimento e desenvolvimento para a Capital. Os bondes chamavam a atenção da população. Eram mais ágeis que os de tração animal e traziam mais conforto. Cinco anos depois, eles ainda eram notícia em Porto Alegre. Leia abaixo trecho do Independente, jornal de Porto Alegre.
08/05/1913
<><>Com os aplausos da população, vai sendo regulada a viação urbana nesta capital. Providência utilíssima, precisa ser estendida a outras ruas como a João Alfredo, cujo trânsito já é enorme.
<><>Os veículos que se dirigem da ponte do Menino Deus para a da Pedra, no Riacho, devem todos tomar o lado direito e os em sentido contrário ao lado esquerdo multando-se os condutores que deixarem seu lado com pressa de seguirem.
<><>Outro ponto que reclama regulamentação é o dos condutores de carroça. Nas cidades populosas elas, são obrigados a guiarem os veículos a pé, indo ao lado dos animais e não encarapitados nas cargas.
<><>Principalmente nos veículos tirados por um único animal, impõem-se a providência, podendo-se autorizar a montaria do condutor em um dos animais, quando o veículo seja tirado por dois ou mais números de animais

Nenhum comentário: