quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Vigotsky


<><> Já escrevi sobre Piaget aqui. Ele e Vigotsky não chegaram a conviver, mas foram contemporâneos. O primeiro nasceu na Suíça, o segundo, na Rússia. Nos dois há pontos em comum, tanto a data de nascimento, 1896, como a preocupação com o estudo do desenvolvimento e aprendizagem. No entanto, enquanto o suíço entendia a psicologia cognitiva do indivíduo para o coletivo, o russo compreendia o processo de maneira inversa. Os dois não chegaram a se encontrar, mas Vigostky teve contato com alguns textos de Piaget.
<><>Segundo o psicanalista russo, todo conhecimento é socialmente construído e depende da relação estabelecida entre o indivíduo e seu mundo sócio-cultural. O papel da linguagem e da aprendizagem em grupo, nessa relação, é fundamental. Para Vigotsky, existem as funções psicológicas elementares, que são os impulsos naturais (como dor, fome, etc) e as funções psicológicas superiores, que exigem da criança certo grau de reflexão. Para o desenvolvimento das últimas, é fundamental o papel do mediador, que pode ser o pai, a mãe ou o professor.
<><>Eu concordo com o Vigostky. Acredito que as capacidades cognitivas são estimuladas através do meio no qual as crianças estão inseridas. Pelo menos, é o que tenho observado nas crianças com quem tenho contato. A relação dos pequenos com a realidade exterior é mediada por um adulto (ou outro ser) que transmite desde os nomes dos objetos até valores morais e culturais. É claro que nesta interação não existe uma mera repetição, antes cada informação é retrabalhada internamente pelo indivíduo.
<><>Nas visitas do Memória é possível perceber níveis diferentes de aprendizagem e conhecimento em crianças da mesma faixa etária. Isso porque a estimulação do meio é diferenciada, assim como a maneira como o conhecimento é visto. Por exemplo, consigo perceber que quando as crianças já estão trabalhando sobre o transporte ou visitaram o blog ou o Museu Virtual, o conhecimento flui muito mais. É claro que sempre é possível construir aprendizagem, mas quando há um conhecimento prévio ou as habilidades já são trabalhadas, o resultado costuma ser melhor.

Nenhum comentário: