terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ônibus do centro e sua história


<><>Desde junho desfilam em Porto Alegre os 12 novos ônibus da Carris. Eles chamam atenção por seu design diferenciado e pelas belas imagens de Porto Alegre adesivadas nos veículos. No dia da inauguração, várias pessoas tiraram fotos juntos aos ônibus e apreciaram as fotografias de sua cidade. Diferente dos tradicionais, os veículos são menores para a melhor circulação nas ruas do Centro.
<><>As linhas do centro (C1, C2 e C3) foram as presenteadas com a novidade, o que está dentro do projeto “Viva o Centro”. Essas linhas, no entanto, são também partes da história da Carris. A linha C1, por exemplo, era a antigo bonde Duque, modelo Gaiola (chamado assim por sacolejar nos trilhos e ser todo fechadinho). Essa era a única linha de bonde a transitar de madrugada, alegria dos boêmios, mas incômodo para a população que residia aos arredores. Os chamados “bondes fantasmas” rangiam as rodas nos trilhos e faziam um indesejável barulho enquanto passavam.
<><>A década de 60 iniciara o processo de fim dos elétricos em Porto Alegre. Em 1966 seria a vez dos da linha Duque, que teria três bondes substituídos por ônibus a diesel. De acordo com Cristiano Saibro, busólogo, os primeiros ônibus Mercedes Benz também eram encurtados, com duas janelas a menos.
<><> Em 1982, as linhas C1 e C2 passariam a funcionar (com esse nome), para alegria dos que transitavam no centro. Um cartaz da época falava sobre a novidade que viria com a implantação das linhas centrais. A responsável pelo empreendimento era a arquiteta Maria Lúcia Grau, da Assessoria de Planejamento e Programação da Secretaria Municipal dos Transportes. As linhas substituíam a antiga linha 51- Duque de Caxias, com a vantagem de cobrirem uma área maior. O projeto foi realizado segundo pesquisa que verificava o destino da maior parte dos passageiros.
<><>A tarifa foi fixada em 30 cruzeiros (na época, ela não era unificada) e as linhas começaram a circular em novembro de 1982. A novidade foi realmente muito bem aceita, ainda mais agora, com os novíssimos e confortáveis ônibus.

<><> Acima, miniatura dos antigos veículos centrais.

Nenhum comentário: