<><>Boa parte dos saudosistas dos bondes esquece de outro tipo de veículo que também transitou na Capital usando o mesmo combustível que os primeiros, a eletricidade. Os trolleybus ou ônibus elétricos andaram pouco tempo por aqui. Apesar do interesse ter iniciado em 1954, somente em 1964 os primeiros cinco puderam percorrer nossas ruas em direção ao bairro Menino Deus.
<><>Infelizmente o empreendimento acabou não surtindo efeitos positivos. Quando vieram os novos veículos, as voltagens precisavam ser adaptadas, o que gerava uma série de transtornos. Assim, em 19 de maio de 1969 transitou o último trolleybus na Capital gaúcha. Uma curta história, para um veículo que poderia ter sido mais bem aproveitado. Os veículos foram vendidos para Araraquara em São Paulo, onde até hoje são usados. Em outra postagem falarei mais sobre esta cidade e o uso dos elétricos.
<><>Similar aos ônibus convencionais, os trolleybus rodam por meio de pneu de borracha e não sobre trilhos, como o fazem a maioria dos veículos elétricos (como trens ou bondes). A energia chega através de hastes, denominadas tecnicamente como alavancas que ficam sobre a carroceria, em permanente contato com a fiação específica que acompanha o percurso. Os trólebus têm parte de sua estrutura elétrica baseada nos bondes que nos Estados Unidos são conhecidos como trolleys (elétricos), daí o nome trolleybus ou tróleibus.
<><>Como em Porto Alegre pouco usou-se os ônibus elétricos, é muito difícil encontrar fotos deles por aqui. Embora tenhamos fotos dos trolleybus em outros locais, em nosso arquivo não possuímos fotos dele na Capital. Allen Morrison, pesquisador norte-americano, chegou a comentar comigo da ausência de fotos sobre os veículos em Porto Alegre. Ele, por exemplo, só possui uma em preto e branco. Bem, esses dias, o Antônio Ferro, jornalista de São Paulo, enviou-me a belíssima foto publicada acima. Os créditos são de Werther Halarewicz.
<><>Infelizmente o empreendimento acabou não surtindo efeitos positivos. Quando vieram os novos veículos, as voltagens precisavam ser adaptadas, o que gerava uma série de transtornos. Assim, em 19 de maio de 1969 transitou o último trolleybus na Capital gaúcha. Uma curta história, para um veículo que poderia ter sido mais bem aproveitado. Os veículos foram vendidos para Araraquara em São Paulo, onde até hoje são usados. Em outra postagem falarei mais sobre esta cidade e o uso dos elétricos.
<><>Similar aos ônibus convencionais, os trolleybus rodam por meio de pneu de borracha e não sobre trilhos, como o fazem a maioria dos veículos elétricos (como trens ou bondes). A energia chega através de hastes, denominadas tecnicamente como alavancas que ficam sobre a carroceria, em permanente contato com a fiação específica que acompanha o percurso. Os trólebus têm parte de sua estrutura elétrica baseada nos bondes que nos Estados Unidos são conhecidos como trolleys (elétricos), daí o nome trolleybus ou tróleibus.
<><>Como em Porto Alegre pouco usou-se os ônibus elétricos, é muito difícil encontrar fotos deles por aqui. Embora tenhamos fotos dos trolleybus em outros locais, em nosso arquivo não possuímos fotos dele na Capital. Allen Morrison, pesquisador norte-americano, chegou a comentar comigo da ausência de fotos sobre os veículos em Porto Alegre. Ele, por exemplo, só possui uma em preto e branco. Bem, esses dias, o Antônio Ferro, jornalista de São Paulo, enviou-me a belíssima foto publicada acima. Os créditos são de Werther Halarewicz.
Um comentário:
Hello,
i am an Italian trolleybus enthusiast, and I'm in search of information of the first trolleybuses of porto Alegre, with Italian electric eqiuipment.
I'm doing a book about italian trolleybuses for export.naturally Your site will be signed in the thanks of the book.
Is possible to have an high defitnition of the pictyure of Mr. Harlancewitz?
many Thanks
AlessandroAlbè
Dairtago, Italy
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