quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Em clima de festa



<><>O museu Memória Carris está com a agenda cheia até dezembro. Estamos organizando uma lista de espera para aquelas escolas que infelizmente ficaram sem data agendada. Contudo, em breve abriremos o calendário para 2008, a fim de que mais escolas e instituições possam ter a visita do museu móvel.
<><>Até agora a semana foi em clima de festa, pois visitamos duas instituições que completavam aniversário. Na segunda feira (15/10), visitamos a ALAN (associação da liga de amparo aos necessitados), que esse ano completou 50 anos. Conforme nos relatou a coordenadora da instituição, Astrid, ela teria sido fundada por um casal que residia no bairro Menino Deus. Eles vinham ao Bom Jesus (onde fica a ALAN) ministrar palestras aos tuberculosos. Quando tiveram contato com algumas famílias que tinham que deixar seus filhos sozinhos em casa quando iam trabalhar, decidiram fundar uma creche assistencial. Hoje a instituição tem o apoio da prefeitura e de vários parceiros, como ONGS ou pessoas físicas que participam dia-a-dia desse trabalho. O Memória recebeu diversas crianças e adolescentes e nós passamos um dia em contato com essa fundação, que tem um trabalho tão significativo.
<><>Ontem (17/10), foi a vez do Colégio Americano receber a visita do Memória, na semana do aniversário da escola. A escola completou 122 anos, sendo que no início era um colégio de meninas que ficava em um prédio alugado no centro. Alguns dos cursos ali oferecidos eram economia do lar, datilografia, além disso, foi o primeiro no Brasil a implantar o curso de secretariado em 1952. O público principal foi a criançada da educação infantil e das séries iniciais que ficaram maravilhadas com a história do bonde em Porto Alegre.
<><>Na terça feira (16/10), o museu recebeu a visita dos adolescentes que cursam o curso de Desenvolvimento de Competências Profissionais, ministrado na companhia Carris com apoio da fundação Abrinq. A foto que aparece no alto é dos estudantes que visitaram o Memória.
<><>No sábado (20/10), estaremos no Caminho dos Antiquários, na avenida Borges de Medeiros em frente ao antigo cinema Capitólio. Durante a manhã vamos receber também a visita de um grupo de alunos da faculdade de turismo de Bento Gonçalves.

11 comentários:

Anônimo disse...

A visita foi muito legal...gostei de quando fizeram o mini-Bonde andar foi muito divertido vimos como um bonde é por dentro e como funcionava na quela época e a aonde o motorista sentava e como eles viravam o banco quando o motorista ia para o outro lado para voltar...Obrigado pela visita volte sempre!adoramos sua visita...
Sabrina/Colégio Americano

Anônimo disse...

OI !!!

Adorei conhecer a carris e sua história !
Conheci as caracteristicas de um bonde , como era locomovido , como era a roupa dos motoristas e como era por dentro !!!
Gostaria que tiveste mais pontos da carris aqui em POA ...
Levarei meu irmão para conhecer essa história maravilhosa !!
Obrigado por vim aqui no Colégio A mericano !!!

Um abraço da aluna :
Júlia Cunha

Anônimo disse...

Gostamos muito de conhecer este museu que conta a história de como eram os ônibus antigamente, aliás eram bondes elétricos.Também aprendemos que a Carris foi fundada em 19 de julho de 1872 e quem fundou foi Dom Pedro 2°.Nós somos alunos do Colégio Metodista Americano.
Filipe Orssato e
Henrique Santana T:43

Anônimo disse...

Quando a Carris veio visitar o colégio Americano ficamos muito felizes,aprendemos várias coisa de antigamente e que a empresa Carris existia.

Anônimo disse...

Eu Otávio e Anna Beatriz somos alunos da turma 43 do Colégio Americano.
Nos adoramos a visita e queremos que vocês voltem outro dia
aqui no Americano

obrigado
voltem
sempre
tchau,tchau!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom dia, eu sou do Colégio Americano, gostei muito de ver como era os bondes elétricos, gostei dos bancos que mudam de lado
Voltem para mostrar a esposição de novo.


Fernana, T:

Anônimo disse...

Nos somos alunas Roberta e Luiza do Colégio Americano, da turma 43.
Nos adoramos a visita do bonde Carris, que agora é um museu das cosas antigas como: os bancos, as passagens e gostamos mais ainda que botaram um mini bonde que mostrava como ele andava.Tomara que o bonde da Carris continue assim bem legal!!!!Adorariamos que ele nos visitase de novo !!!!!

Roberta e Luiza

Anônimo disse...

Oi CARRIS,
adoramos a viagem no tempo, simplesmente dentro de um ônibus!
Aprendemos um pouco da história da grande CARRIS.
Parabéns por esta maravilhosa história, continuem cultivando estas memórias para que nossos filhos possam aprender tudo isto!!!!!
Volte sempre ao colégio Americano!!

Mariana M. L. e Marianna F. S. do colégio Americano

Anônimo disse...

NÓS ADORAMOS O ÔNIBUS DA CARRIS.POIS GOSTAMOS DA AULA DE HISTÓRIA E ADORAMOS SABER A HISTÓRIA DA CARRIS.E NÓS SÓ SE ASSUSTAMOS COM O MANIQUIM.

Anônimo disse...

GOSTAMOS MUITO DO ÔNIBUS DA CARRIS,
PORQUE NOS ENSINOU COMO ERA NA ÉPOCA.




OBRIGADA! LAILA E GABRIELA B

Anônimo disse...

oi td bem sou o chico e gostei da carris pq é tri bala tem piiiiii!!!